"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 30 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL - 9




a) O chupim ou vira-bosta é considerado uma ave parasita, porque a fêmea põe  os ovos no ninho do tico-tico, que os choca  juntamente com os seus e cria os filhotes de ambos.
       b) A baleia, o maior animal do mundo e possuidora de uma enorme boca, alimenta-se de pequenos e crustáceos ( krill ) e de peixinhos, que abocanha em grandes quantidades.
       c) A enguia é um peixe serpentiforme, isto é, com aparência de cobra, por possuir corpo cilíndrico e longo, semelhança essa reforçada  ainda mais pela redução das barbatanas.
      d) A coruja é uma ave de rapina, dotada de forte bico curto e adunco e poderosas garras. Sua atividade é noturna, alimentando-se exclusivamente de pequenos vivos, como  insetos, rãs, ratos, morcegos, etc. Após devorar a vítima, a coruja vomita as partes não digeridas, como ossos, penas, etc.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL - 8



Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) Geralmente, os peixes possuem corpo aproximadamente cilíndrico, afunilado em direção à cauda. Porém, algumas espécies apresentam formas curiosas, tais como: cavalo-marinho ( lembra a cabeça de um cavalo ), enguia ( forma de serpente ), arraia ( forma de losango achatado ), peixe-espada ( cabeça com prolongamento em forma de espada ), peixe-serra ( cabeça com prolongamento tendo nos bordos várias saliências ou dentes ), etc.
     b) O escorpião é um animal de vida noturna que caça insetos, segurando-o entre as quelíceras e, avançando o pós-abdome sobre a cabeça, lhes crava o ferrão, injetando veneno e  matando-os.
      c) O tamanduá é um mamífero desdentado que se alimenta de insetos, principalmente formigas e cupins. Possui boca pequena, mas uma língua muito longa ( até 40cm ), coberta por uma saliva pegajosa, com a qual apanha os insetos e os engole quando a língua é recolhida.
      d) O esquilo é um mamífero roedor, arborícola e comedor de sementes, principalmente nozes. Constrói ninho no oco  de árvores, onde guarda sementes durante a estação favorável (verão), para serem consumidas no inverno. Alguns enterram as sementes no chão, desenterrando-as mais tarde para comê-las; algumas sementes são esquecidas e podem germinar, dando origem a novas árvores. 

terça-feira, 26 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL - 7



Geraldo Victorino de França(Voinho)

 a) O avestruz é a maior ave, chegando a atingir 2,5m de altura e 100kg de  peso. Não voa, porém é exímio corredor, vivendo nas savanas africanas. A fêmea  bota 12 a 15 ovos, cada um pesando cerca de 1,5kg.
          b) As piranhas são peixes de água doce, carnívoros, que vivem em cardumes numerosos. São temidas por sua voracidade, chegando a devorar um animal de grande porte em poucos minutos. Existem várias espécies, tais como: piranha-vermelha, piranha-preta, piranha-cachorro, etc.
             c) O nome hipopótamo significa "cavalo do rio ". É um mamífero de grande porte, chegando a medir cerca se 4m de comprimento por 1,20m de altura, cujo peso varia de 3 a 4 toneladas. É um paquiderme ( pele grossa ): a sua pele tem quase 5cm de espessura. É anfíbio, vivendo a maior parte do tempo mergulhado na água dos grandes rios e lagos da África; é herbívoro, alimentando-se de capins hastes verdes e plantas aquáticas.
               d) A preguiça é um mamífero desdentado, que vive na mata, movendo-se muito lentamente entre os ramos das árvores, de cabeça para baixo, suspensa  por suas garras fortes e recurvadas.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CONHECENDO OS PARASITAS DO REINO ANIMAL



Geraldo Victorino de França(Voinho)

                 Já vimos que parasita é um organismo que vive sobre outro, dele retirando seu alimento. No caso dos animais, distinguem-se:  a) ectoparasitas, que vivem na periferia do corpo do hospedeiro, como o carrapato e o piolho; b) endoparasitas, que vivem no interior do hospedeiro, como a tênia e a lombriga.
                 Os parasitas do reino animal são geralmente pequenos animais que podem ser: a)
sugadores de seiva das plantas, como pulgão, ácaros e cigarra; b) sugadores de sangue do homem e dos animais, como sanguessuga, carrapato, barbeiro ou chupança, pernilongo, etc.; c)mastigadores de folhas, como gafanhoto, grilo e lagartas ou larvas de insetos.
              Alguns parasitas são obrigatórios, isto é, não sobrevivem sem a presença do hospedeiro, como é o caso dos protozoários e vermes, Outros são facultativos, vivendo como parasitas durante um certo período e, depois, passam o resto do tempo em vida livre, como  a maioria das larvas de insetos. Outros ainda, são parasitas temporários, entrando em contato com o hospedeiro para se alimentarem, abandonando-o quando satisfeitos; mas são obrigados  a procurá-lo periodicamente, como as pulgas, piolhos e pernilongos.
              Os parasitas animais são em grande número e causam grandes prejuízos às plantações, aos animais domésticos e ao próprio homem. Seu estudo é objeto da Parasitologia.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL - 6



Geraldo Victorino de França(Voinho)

a) Além do formato diferente dos outros peixes, o cavalo-marinho chama a atenção pelo fato de que é o macho que fica grávido: ele possui uma bolsa ou saco abdominal onde, por ocasião da reprodução, a fêmea deposita  de 200 a 400 ovos que aí são fecundados. Após a
eclosão, os filhotes saem da bolsa paterna.
           b) O chamado " peixe-boi ", encontrado nos rios da Região Amazônica, não é peixe; é um mamífero aquático, desprovido de membros posteriores e cujos membros anteriores foram transformados em nadadeiras. A cauda é achatada, servindo também como nadadeira. A cabeça termina em focinho, muito semelhante ao do boi, daí o nome pelo qual é conhecido.
           c) O pangolim é um mamífero desdentado, encontrado na África e na Ásia, que tem o corpo revestido por escamas grandes e imbricadas, exceto na parte ventral. Alimenta-se principalmente de formigas e cupins, assemelhando-se ao tamanduá, tanto pelos hábitos como pela estatura. Em caso de perigo, enrola-se todo,  protegendo a cabeça e o ventre; e a couraça geralmente salva o bicho de ser comido.
            d) O vaga-lume, também chamado pirilampo, é um besouro de hábitos noturnos, surgindo principalmente às primeiras horas da noite; e que se caracteriza por emitir luz fosforescente e intermitente.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA – 3



Geraldo Victorino de França (Voinho)

A) A palavra dinheiro tem numerosos sinônimos, a maioria populares ou de gíria. Seguem-se alguns exemplos:
                  a) grana
                  b) gaita
                  c) arame
                  d) moeda
                  e) nota
                  f) cobre
                  g) prata
                  h) ouro
                  i) bronze
                  j) numerário
                  k) tutu, etc.
                B) Também a palavra prostituta tem muitos sinônimos, muitos deles populares ou de  gíria. Exemplos:
                 a) puta
                 b) meretriz
                 c) rameira
                 d) mariposa
                 e) biscate
                 f) mulher-à-toa
                 g) mulher da vida
                 h) mulher da zona
                 i) mundana
                 j) piranha
                 k) quenga, etc.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

PALAVRAS COM SIGNIFICADOS DIFERENTES



Geraldo Victorino de França (Voinho)

1. Acre: a) medida desuperfície usada na Inglaterra e Estados Unidos, equivalente a 0,4 hectares; b) Estado brasileiro
2. Cerrado: a) fechado; b) tipo de vegetação natural
3. Labirinto: a) construção complicada na qual é difícil achar a saída b) Anatomia - ouvido interno
 4. Meio: a) metade; b) Ecologia - ambiente
 5. Mina: a) jazida de minério; b) nascente d água; c) artefato  de guerra
 6. Nora: a) esposa do filho; b) aparelho para retirar água de poço
 7. Ordenado: a) posto em ordem; b) salário mensal
 8. Praga:a) maldição; b) designação genérica dos insetos que atacam plantas e animais
 9. Raiva; a) ira; b) Medicina – doença infecciosa que ataca os nervos do homem e de vários animais
 10. Torta: a) retorcida; b) espécie de pastelão assado no forno; c) resíduo da extração de óleos vegetais

terça-feira, 12 de junho de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 6



Geraldo Victorino de França (Voinho)

       a) Com exceção da Cordilheira dos Andes, que fica na América do Sul, as grandes cadeias de montanhas ficam no hemisfério norte, a saber: Montanhas Rochosas, na América do Norte; Himalaia e Montes Urais, na Ásia; Alpes, na Europa; e Maciço da Etiópia, na África.
             b) O Brasil é o maior país da América do Sul, cuja área é de 8.511.000 km2, ocupando o quinto  lugar entre todos os países do mundo; sendo  superado apenas por: Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.
              c) A Grande Muralha da China, uma das sete maravilhas do mundo moderno, é uma antiga fortificação com 2.300km de extensão, altura máxima de 15,24m, largura média de 6,09m e altura média de 6,70m. Dentre as incontáveis obras feitas pelo homem, é a única que os astronautas conseguem ver do espaço.
              d) Machu Pichu, outra das sete maravilhas do mundo moderno, é o nome pelo qual são conhecidas as ruínas de uma antiga cidade construída pela  civilização Inca, nos Andes ( Peru ).
 e) O Taj Mahal é um suntuoso túmulo construído na Índia, com rica ornamentação de pedras preciosas incrustadas em mármore branco.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

CONHECENDO OS ANIMAIS QUE HIBERNAM



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de hibernação ao fenômeno fisiológico que consiste na entrada de um
estado de entorpecimento ou imobilidade mais ou menos prolongada que, nas regiões onde as estações meteorológicas são muito diferenciadas, ocorre em algumas espécies da fauna e da flora. Quando o inverno se aproxima, a hibernação permite a êsses animais e plantas, resistirem ao frio e/ou à escassez de alimentos.
         No caso dos animais, os aspectos da hibernação podem ser: a) procura de abrigo para se proteger; b) espessamento dos revestimentos do corpo; c) interrupção da atividade locomotora;d) redução do metabolismo. Durante o sono hibernal, nutrem-se da gordura acumulada durante a estação favorável.
          Entre os animais hibernantes, podem ser citados: morcego, certas mariposas que hibernam quando adultas, tartaruga terrestre, ouriço, sapo, marmota, etc.
        Existem animais, como os ursos, que hibernam de modo incompleto, isto é, que também se retiram para seus abrigos e dormem mais do que no verão, mas sem chegarem  ao estado de letargia. A hibernação não ocorre entre os animais domésticos.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

CONHECENDO AS CORRENTES MARINHAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Também chamadas correntes oceânicas, são massas d'água que se deslocam nos oceanos, provocando a circulação d água. As correntes podem se formar tanto junto aos litorais, como em pleno oceano. Podem ser pequenas, abrangendo áreas restritas, ou de grandes proporções, estabelecendo troca de água entre pontos distantes. Podem ser ainda de superfície ou de profundidade. Assim, a sua trajetória pode ser horizontal ou vertical.
            As correntes marinhas possuem salinidade, temperatura, densidade e, às vezes, até cor  característica. Em geral, sua velocidade e direção variam durante o ano.
         Duas são as causas principais da circulação das águas oceânicas: a) a ação do vento sobre  a superfície do oceano; b) as diferenças de densidade da própria água.
         Distinguem-se correntes de água quente e correntes de água fria, conforme a temperatura da massa d'água em movimento. Assim, a Corrente do Brasil, que se dirige do equador para o sul ao longo da costa brasileira, é uma corrente quente; ao passo que a costa da Argentina é sujeita à Corrente das Falklands, uma corrente fria que se desloca do sul para o norte.
         As grandes correntes oceânicas influem sobre o clima, ocasionando a elevação ou o abaixamento da temperatura do ar atmosférico nas costas que banham, como também o aumento (correntes quentes) ou a diminuição da precipitação pluviométrica (correntes frias).
      As correntes marinhas influem também na navegação, auxiliando ou dificultando o deslocamento dos navios. A Corrente do Golfo, por exemplo, torna mais rápida a travessia do Atlântico de oeste para leste, do que de leste para oeste.
        São ainda as correntes marinhas que transportam das regiões polares os " icebergs ", tão perigosos para a navegação marítima. 

terça-feira, 5 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL – 13



Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) O elefante, maior animal terrestre do mundo, chegando a pesar 5 toneladas, é herbívoro, comendo em  média 170 Kg de vegetais por dia.
 b) O pirarucu, peixe encontrado no  rio Amazonas e seus afluentes, é o maior peixe de água doce, podendo atingir mais de 2 metros de comprimento e pesar cerca de 100 Kg.
 c) A girafa é o animal que possui as  patas e o pescoço mais longos, de modo que a  sua altura ultrapassa 5 metros. É herbívora, comendo as folhas das árvores. Raramente come capins e, quando o faz, tem de abrir muito  as pernas dianteiras para que a boca alcance o solo; posição que também é adotada para beber água.
 d) A lagartixa é um pequeno réptil  que apresenta duas curiosidades: 1) possui quatro patas com cinco dedos dilatados em forma de lâminas transversais, que lhes permitem subir em paredes; 2) quando ameaçadas, soltam o rabo, que fica pulando para distrair o predador, enquanto ela foge; depois de algum tempo, o rabo se regenera.
e) A água-viva é uma espécie de medusa marinha, de corpo mole, gelatinoso e transparente, provido de aparelho defensivo constituído por células urticantes, que causam queimaduras na pele humana, com dor intensa.

sábado, 2 de junho de 2012

CONHECENDO OS CEREAIS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Cereal é o termo usado para designar as plantas da família das Gramíneas, cujas sementes são amplamente utilizadas na alimentação humana e dos animais domésticos, na forma de grãos ou farinha, ricos em carboidratos. O nome provém de Ceres, deusa da agricultura na antiga mitologia romana.
      Os cereais são geralmente plantas herbáceas, anuais e graníferas, largamente cultivadas, tanto nas regiões temperadas ( trigo, aveia, centeio, cevada,etc.), como nas regiões tropicais ( arroz, milho, sorgo, etc.).
     Os cereais constituem a base da alimentação de vários povos ( principalmente asiáticos), de muitas indústrias e também da alimentação dos animais domésticos.

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget