"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CONHECENDO O UNIVERSO



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de Universo ao conjunto matéria e energia existentes no espaço. Os astrônomos admitem que, inicialmente, toda a  matéria do Universo estava concentrada em uma espécie de núcleo gigante, que sofreu uma grande explosão - " big bang ", provocando a expansão do Universo.
     No Universo, tudo é fantástico. Existem milhões de galáxias - aglomerados estelares cada um formado por bilhões de estrelas unidas gravitacionalmente e geralmente associadas a  grandes quantidades de poeira e gases! As distâncias são medidas em anos-luz, isto é, a distância percorrida pela luz, com a velocidade de 300.000km/s, durante 1 ano!
    A Via-Láctea é a galáxia na qual  está situado o nosso sistema solar. O seu aspecto externo é o de uma nebulosa espiralada.
    O sistema solar compõe-se de 1 estrela média - o Sol, 8 planetas, 32 satélites, cerca de 1.500 asteróides e mais de 500 cometas, além de aglomerados de poeiras e gases.
     Aproximadamente 99% de toda a matéria do sistema solar está concentrada no Sol; do 1% restante, a Terra e a Lua, em conjunto, constituem menos de 1%.
    Atualmente, são reconhecidos 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Recentemente, os astrônomos excluíram Plutão, agora considerado asteróide, juntamente com Ceres, Palas, Juno, Vesta, etc.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS – 10

Catarata Yosemite


Geraldo Victorino de França ( Voinho)

a) A maior queda d' água do mundo é a catarata chamada "Véu da Noiva ", que  se precipita de uma altura de 190 metros, sobre o vale do Yosemite, na Califórnia ( Estados Unidos ).
b) A ponte mais extensa é a de  Casueway, sobre o lago Pontchertrain, na Lousiania (Estados Unidos ), com 38.000 metros  de comprimento.
 c) A pororoca é uma grande onda ruidosa de alguns metros de altura, produzida pelo encontro das correntes de maré com  as correntes fluviais. O termo é de origem tupi-guarani ( poroc-poroc ) e onomatopaico, isto é, lembra o estrondo produzido pelo embate das águas. Embora o fenômeno tenha maior amplitude na foz do rio Amazonas, também ocorre nos estuários de outros rios, como no Sena (França ) e no Ganges ( Índia ).
d) O Japão, um dos países mais desenvolvidos do mundo, ocupa um conjunto  de ilhas e ilhotas cuja área total é de apenas...377,815 quilômetros quadrados, mas que abriga uma população d 125 milhões de habitantes; só a capital Tóquio, possui cerca de 25 milhões de habitantes (dados de 1993).

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CONHECENDO OS MAMÍFEROS COM CASCO



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os mamíferos com os dedos protegidos por casco são chamados Ungulados, os quais se dividem em duas ordens que se distinguem pelo número de dedos de seus membros. A menos numerosa é a ordem dos Perissodáctilos, com 16 espécies, pertencentes a três famílias de Ungulados que possuem número ímpar de  dedos: cavalos, rinocerontes e antas. A maior ordem é a dos Artiodáctilos,com cerca de 200 espécies distribuídas em 10 famílias, abrangendo:veados,bois,porcos,camelos,girafas,antílopes,etc.
         São todos herbívoros e, com  exceção dos porcos, pecaris e hipopótamos, são também ruminantes.

sábado, 24 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS – 9

Himalaia


Geraldo Victorino de França (Voinho)

a)      Os pontos culminantes dos vários continentes são os seguintes:

           Pico                Altitude ( m )        Continente
       
       Everest                   8.840                 Ásia
      Aconcágua             7.040            América do Sul
       Mc Kinley              6.192         América do Norte
       Kilimanjaro            5.895               África
       Monte Branco        4.810               Europa

          Observação: além do Everest,  a  Cordilheira do Himalaia possui mais 27 picos  com altitudes maiores que 7.000m, superando o Aconcágua da Cordilheira dos Andes.
      b) Considerando a Austrália como continente,  a maior ilha do mundo é a Groenlândia, com 2.175.600 quilômetros  quadrados.
       c) A floresta amazônica é a maior floresta das regiões tropicais, ainda pouco devastada. Nela predominam árvores de ambiente (higrófilas), de folhas largas (latifoliadas ) e de folhas  perenes (perenifólias). Exemplos: seringueira, mogno, sumaúma, etc.
      d) A maior floresta das regiões temperadas é a taiga, já bastante devastada e que se encontra no norte da Europa e da Ásia, logo abaixo da tundra (vegetação das regiões frias). A taiga se caracteriza pela predominância de Coníferas, plantas adaptadas às condições de inverno frio e seco: as folhas são pequenas  e duras (aciculifoliadas) ou caducas (caducifólias ), visando reduzir a perda de água por transpiração. São árvores típicas da taiga: pinheiro, epícea, abeto, cedro, lariço, etc.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 8

Cataratas do Niágara

Geraldo Victorino de França (Voinho)

  a) O maior lago de água doce é o Superior, localizado na fronteira entre o Canadá e  os Estados Unidos, com área de 82.497km quadrados; porém, o lago de maior volume é o Baikal, na Ásia Central, com 1.150.000.000 km cúbicos.
       b) A China é o terceiro maior país em  tamanho e o primeiro em população. Sua área é
de 9.571.300km quadrados e a população, cerca de 1.150.000.000 de habitantes ( 1.991 ).
     c) O canal de Suez, construído pelos franceses   entre 1.859 e 1.869, liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho, através do território egípcio, no istmo que une a África à Ásia.Tem 171km de extensão, 61m de largura mínima e 13,5m de profundidade.
       d) As famosas cataratas do Niágara, formadas pelo rio do mesmo nome na fronteira  entre os Estados Unidos e o Canadá, são as de maior volume de água do mundo. Apresentam o  formato de um semi-círculo com 1.200m de extensão, dividindo-se em duas quedas distintas: uma em território dos Estados Unidos, com altura média de 51m; outra em terras do Canadá, cuja altura é de 48m. Entre ambas fica a ilha de  Goat.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 7



Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) Os continentes ocupam cerca de 30% da superfície terrestre, sendo que mais de dois terços se encontram no  hemisfério norte, incluindo: América do  Norte, Europa, Ásia e grande parte da África.
            b) As duas Américas, a Ásia e a África apresentam um afunilamento em direção ao sul.
             c) A chamada Oceania  nada mais é do que um aglomerado de ilhas, umas grandes, como a Austrália e a Nova Zelândia, e grande número de ilhas  menores.
           d) A Antártida ou Continente  Antártico, situado ao redor do Pólo Sul, é inteiramente coberto por geleiras. Não possui vegetação, exceto musgos e  líqüens; e no mar encontram-se quase que exclusivamente focas e baleias. 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 5

Ornitorrinco


Geraldo Victorino de França (Voinho)

A) Devido ao seu isolamento, no continente australiano desenvolveram uma flora e uma fauna muito típicas. A sua flora conta com a estranha árvore-garrafa e o eucalipto; este  é uma das árvores mais altas do mundo, que foi levado para outros países, inclusive o Brasil. A sua fauna apresenta espécies peculiares, tais como: a) canguru - um marsupial que se locomove aos saltos sobre as patas traseiras e que possui uma bolsa onde carrega o filhote; b) ornitorrinco - estranho mamífero ovíparo ( que bota ovo ) e que tem bico e patas semelhantes aos do pato; c) kiwi - curiosa ave não voadora com pescoço curto e bico longo e fino.
           B) Na Cordilheira do Himalaia, situada na Ásia Central, fica a montanha mais alta da Terra, chamada Everest, que atinge 8.840m de altitude no seu ponto culminante.
            C) No Brasil, o ponto culminante é o Pico da Neblina, situado no Maciço das Guianas, com aproximadamente 3.000m de altitude. Em segundo lugar vem o Pico das Bandeiras, localizado na Serra do Caparaó ( Espírito Santo), com 2.890m de altitude.
               D) Por outro lado, a fossa oceânica mais profunda fica no Oceano Pacífico, próximo da costa da Ásia, ou melhor, das Ilhas Marianas, co mais de 11.000m de profundidade

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 4




Geraldo Victorino de França (Voinho)

a)  Os continentes são grandes extensões de terra emersas, circundadas pelas águas dos oceanos e que ocupam aproximadamente 30% da superfície da Terra. Tradicionalmente, admitem-se cinco continentes: Europa, Ásia, África, América do Norte e América do Sul. Alguns autores acrescentam mais um, a Austrália; porém há divergência: alguns autores consideram a Austrália como o menor continente, outros a consideram como a maior ilha.
        b) Os oceanos são grandes extensões de água salgada, que circundam os continentes, ocupando cerca de 70% da superfície da Terra. Três oceanos são admitidos sem discussão:  Atlântico, Pacífico e Índico. Porém, os autores divergem quanto aos outros dois: o Ártico e o  Antártico. O Ártico é considerado por alguns autores como um mar continental. Quanto ao Antártico, alguns nem o admitem, pois seria apenas um prolongamento, em direção ao Sul, do Atlântico, do Pacífico e do Índico; e quando aceito, discutem a sua delimitação.
        c) Um canal artificial, construído na parte mais estreita do Panamá ( um país da  América Central ), liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Esse canal foi construído pelos Estados Unidos, após um contrato firmado com o Panamá, em 1.903. A grande importância dessa obra é óbvia: os Estados Unidos  foi o país mais beneficiado, pela enorme facilidade de comunicação entre as duas costas: os navios que antes demoravam cerca de um mês para fazer essa ligação, agora podem fazê-la em poucas horas.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS – 3


Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) A região mais seca do mundo é o deserto de Atacama, no norte do Chile onde praticamente não chove: a precipitação média é inferior a 1mm/ano. Isso permite a existência, nessa região, de depósitos de salitre ou nitrato de sódio, um sal muito solúvel em água e que é explorado comercialmente para uso na agricultura como adubo nitrogenado.
       b) Por outro lado, a localidade mais úmida é Cherrapunji, na Índia, onde a precipitação média gira em torno  de 12.000mm/ano.
         c) O lago com maior altitude é o Titicaca, situado nos Andes, entre o Peru e a Bolívia, com 3.812m de altitude.
         d) A massa de água com menor altitude é o Mar Morto, na Ásia Meridional, situado a 394m abaixo do nível dos oceanos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS – 2


Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) O " Grand Canyon " é a maior garganta ou desfiladeiro do mundo,  escavado pelo Rio Colorado no Arizona ( Estados Unidos ). Tem 300km de extensão, 7 a 25km de largura e profundidade variando de 1,300 a 1.800m.
       b) " Grandes Lagos " é o nome dado ao conjunto de 5 lagos que se  encontram na região limítrofe entre os Estados Unidos e o Canadá, a saber: Superior, Michigan, Hudson, Erie e Ontário.
       c) Próximo a Ponta Grossa (PR) , a ação erosiva da água e do vento originou um extraordinário conjunto de formas extravagantes de relevo, conhecido como " Vila Velha ", local de atração turística.
      d) A " Caverna dos Mamutes ", nos Estados Unidos, é uma enorme caverna esculpida em rochas calcárias. Não se sabe exatamente as suas dimensões, embora já tenha sido explorada em mais de  200km. Nela se encontram cinco níveis, três rios subterrâneos, oito cascatas e dois lagos subterrâneos.

sábado, 3 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS -1


Geraldo Victorino de França ( Voinho)

a) Lago Titicaca - situado nos Andes Centrais, entre o Peru e a Bolívia, a uma altitude de 3.850 m acima do nível do mar, ocupando uma área de aproximadamente 8.000km, com
uma profundidade máxima de 280m.
     b) Delta do Nilo. O rio mais extenso do mundo, situado no nordeste da África, desemboca no mar Mediterrâneo por meio de um vasto delta triangular,formado à jusante da cidade do Cairo, no qual se destacam dois braços: o de Rosetta e o de Damietta, intercalados por vários canais naturais. É uma grande planície aluvial, rodeada por desertos,mas que se destaca pela fertilidade de suas terras, justificando a célebre frase: " O Egito é uma dádiva do Nilo ".
     c) Ilha do Bananal - maior ilha fluvial do Brasil, situada na parte ocidental  do Estado do Tocantins e formada por  uma bifurcação do rio Araguaia, que emite pela margem direita o chamado " braço menor ". A ilha estende-se por 320km no sentido norte-sul e mede, em seu trecho mais largo, cerca de 70km.
       d) "Grand canyon do Colorado". Nome  dado ao grandioso vale em garganta escavado pelo rio Colorado na região  nordeste do Estado do Arizona ( Estados Unidos ), cuja beleza não pode ser descrita. O rio foi aprofundando o seu leito, através dos tempos, produzindo escarpas que chegam a ter 1.500 - 1.800m de altura, no fundo das quais corre como uma fita prateada e tortuosa.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CONHECENDO AS PLANTAS TREPADEIRAS



Geraldo Victorino de França( Voinho)

Dá-se o nome de trepadeiras às plantas que crescem apoiando-se em um suporte qualquer, inclusive outras plantas.
            Nas florestas tropicais são freqüentes as lianas ou cipós, que pendem das  árvores ou nelas se enroscam, tais como: cipó-caboclo, cipó-cabeludo, cipó-chumbo, etc. Este  último ocorre também como parasita de plantas cultivadas.
          Certas trepadeiras se utilizam de gavinhas, como: ervilha, chuchuzeiro, maracujá, etc. Outras trepadeiras enrolam o seu caule em torno do suporte, subindo mais a cada volta que executam ( caule volúvel ), como: feijoeiro, glicínia, soja perene, etc.
         Algumas trepadeiras sobem com o auxílio de espinhos que se prendem em tudo que possa servir de suporte, como a roseira e a primavera. Outras, ainda, utilizam-se de pequenas raízes, que crescem de espaço em espaço, ao longo de seus caules, como a hera, o que lhes permite subir em muros.

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget