"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal VOINHO!!!

Talita, Mariana, Ana Clara e Maria Valentina com o Voinho!
Feliz Natal!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

AS PLANTAS: FÁBRICAS DE PRODUTOS QUÍMICOS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

A célula vegetal, embora diminuta, é uma fábrica de produtos químicos, alguns de  grande complexidade. Contém milhares de compostos e produz, incessantemente, centenas de substâncias, cujo estudo é objeto da Bioquímica, ou seja, Química das substâncias biológicas.
       A matéria-prima provém de duas fontes: a) absorção de água e nutrientes minerais, extraídos do solo pelas raízes; b) assimilação do carbono do ar atmosférico, por meio da fotossíntese, realizada nas folhas providas de clorofila.
       Encontram-se nas células vegetais substâncias insolúveis como a celulose; e substâncias solúveis em água, como os açúcares. Também se encontram proteínas, aminoácidos, lipídeos, enzimas, substâncias aromáticas, etc
       Dentre os produtos químicos produzidos pelas plantas destacam-se:
                  a) Amido, fabricado por : arroz, trigo, batata, mandioca, etc.
                  b) Celulose, constituindo as madeiras: peroba, pinheiro, eucalipto, etc.
                  c) Fibras, produzidas por: algodão, linho, juta, etc.
                  d) Óleos, extraídos de: oliveira, soja, amendoim, etc.
                  e) Látex ( borracha ), extraído de: seringueira, caucho, etc.
                  f) Açúcar e álcool, provenientes de: cana-de-açúcar, beterraba, videira ( vinho ), cevada ( cerveja, uísque ), etc.
       As plantas fabricam ainda: proteínas, aminoácidos, vitaminas, enzimas, substâncias aromáticas, pigmentos, etc.   

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CONHECENDO OS ANIMAIS COM CARAPAÇA




Geraldo Victorino e França (Voinho)

Dá-se o nome de carapaça ao revestimento córneo, quitinoso ou calcário que protege todo o corpo de diversos animais, ou parte dele. Geralmente dura e sólida, a carapaça pode ser: a) rígida, como nos Quelônios ( tartaruga, cágado, jabuti, etc. ); b) móvel, constituída por peças articuladas, como no tatu e no pangolim. No caso dos Moluscos ( caracol, caramujo, ostra, etc. ), a carapaça calcária é chamada de concha.
    Os Crustáceos ( camarão, caranguejo, siri, lagosta,etc. ) possuem uma carapaça quitinosa, incrustada de sais calcários.
     Cabe mencionar também os Paquidermes ou animais de pele grossa, como por exemplo: elefante, hipopótamo, rinoceronte.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CONHECENDO O CICLO HIDROLÓGICO



Geraldo Victorino de França (Voinho)

  A transferência de água da terra ( solo, organismos vivos, rios, lagos e oceanos ) para a atmosfera ( nuvens ) e desta novamente para a terra é chamada de ciclo hidrológico ( de hidros = água, logia = estudo ). A importância deste ciclo é devida a dois motivos: a) o grande volume de água existente na Terra; b) a quantidade de água existente nos organismos vivos. Como se sabe, mais de 3/4 partes da superfície da  Terra são cobertas por água; sendo que o principal constituinte dos organismos vegetais e animais ( inclusive o homem ) é a água, em proporções  que atingem 70-75%.
        O ciclo hidrológico compreende os fenômenos de evaporação da água do solo e das superfícies líquidas e transpiração dos seres vivos, que resultam na formação de nuvens. O vapor d'água contido nas nuvens sofre condensação e ocorre a precipitação, seja na forma líquida ( chuva, orvalho, nevoeiro ), seja na forma sólida ( neve, granizo ). A seguir, repete-
se a mesma seqüência de fenômenos.
      O ciclo hidrológico costuma ser dividido em dois: a) grande ciclo, representado pelas enormes massas de vapor dos oceanos que, graças aos ventos alíseos, são transportadas  para os continentes; b) pequenos ciclos, determinados pela evaporação da água do solo, dos
rios, lagos e pântanos, pela transpiração dos seres vivos, pela formação de nuvens e pelo retorno da água à terra, através de uma das  formas de precipitação. 

sábado, 15 de dezembro de 2012

CONHECENDO OS MARES



Geraldo Victorino de França ( Voinho)

Denomina-se mar uma parcela dos oceanos, que destes difere pela menor extensão e características particulares de suas águas.
       Os mares são classificados em três tipos: a) costeiros; b) continentais; c) interiores.
      Os mares costeiros ou abertos comunicam-se com os oceanos por amplas aberturas, como por exemplo: mar das Antilhas, mar da Mancha, mar Amarelo, mar do Norte, etc.
      Os mares continentais ou mediterrâneos comunicam-se com os oceanos por passagens estreitas, tais como: mar Mediterrâneo, mar Báltico, mar Negro, mar Vermelho, etc.
      Os mares interiores ou fechados não dispõem de nenhuma comunicação com os oceanos, à semelhança dos lagos; porém se diferenciam destes pelo fato de suas águas serem salgadas. Exemplo: mar Cáspio, mar de Aral, mar Morto, etc. Às  vezes, encontram-se abaixo do  nível dos oceanos, como o Cáspio ( -26m ) e o  Morto ( 394m ). Quando evaporam mais água do que recebem, tendem a desaparecer.
    Existem ainda os mares gelados, que  se encontram nas regiões polares, como o mar Ártico.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CONHECENDO AS PLANTAS AQUÁTICAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

                Plantas aquáticas são plantas que vivem na água, doce ou salgada, desde que ela contenha os nutrientes minerais necessários ao seu desenvolvimento.Em primeiro lugar, devem ser citadas as algas, plantas inferiores que se encontram em lagos, rios e mares, formando colônias.
              Nos rios da Bacia Amazônica encontra-se a vitória-régia, com enormes folhas flutuantes. Nas planícies litorâneas inundadas, ocorrem plantas típicas, com raízes respiratórias ( pneumatóforos ), vulgarmente chamadas de " mangue "; distinguem-se: mangue-preto, mangue-vermelho, mangue-branco, etc.
             Nas águas de muitos rios encontra-se o aguapé, planta flutuante que se multiplica muito rapidamente, chegando a dificultar a navegação. Nas várzeas ou banhados ocorre a tabôa, planta cujas fibras são utilizadas para empalhamento de cadeiras e para fazer cortinas e redes.
          Várias plantas aquáticas são utilizadas ornamentais, em aquários e tanques, tais como: cabomba, rabo-de-raposa, alface-dágua, ninféia, vitória-régia,etc

domingo, 9 de dezembro de 2012

CONHECENDO A CORDILHEIRA DOS ANDES



Geraldo Victorino de França (Voinho)

   A Cordilheira dos Andes é uma grande cadeia de montanhas da América do Sul, que se estende no sentido norte-sul por 7.500km, bordejando o Oceano Pacífico, desde a Venezuela até a Terra do Fogo.
          Os Andes resultaram de movimentos tectônicos geologicamente recentes, como atestam os numerosos vulcões ativos, dentre os quais se destacam: Aconcágua ( ponto culminante, com 6.959m de altitude ), Chimborazo, Cotopaxi, Tolima, etc.
          Os geógrafos costumam dividir os Andes em três partes: a) Andes setentrionais,  na Colômbia, Venezuela e Equador; b) Andes centrais, no Peru e Bolívia; c) Andes meridionais, no Chile, Argentina e Terra do Fogo.
           Nos Andes centrais, entre Peru e  Bolívia, localiza-se o Lago Titicaca, a 3.850m
de altitude.
           Devido à influência de diversos fatores, como altitude, latitude, correntes marinhas e movimentos de massas de ar, ocorrem diferentes tipos de clima, desde quente e úmido até frio com geleiras nos picos; ou árido como no deserto de Atacama ( Chile ). A vegetação também é bastante diversificada, incluindo florestas, savanas, vegetação xerófita (de deserto ).
            A fauna apresenta espécies típicas, tais como: condor, lhama alpaca, vicunha,etc.
           Os Andes possuem grandes riquezas minerais, como por exemplo: cobre e estanho (Peru, Bolívia, Chile ) e petróleo ( Venezuela).

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CONHECENDO AS PLANTAS XERÓFITAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de xerófitas às plantas e associações vegetais que vivem  em ambientes secos, isto é, adaptadas  morfologica e/ou fisiologicamente à vida em ambientes com escassez de água ( áridos ou semi-áridos ). Tão importantes quanto as adaptações morfológicas, nas quais predominam o reforço das paredes celulares e a presença de cera, são os mecanismos fisiológicos, ressaltando entre eles a rapidez de abertura e fechamento dos estômatos e a perda das folhas na estação seca.
      Como exemplos de associações vegetais xerófitas podem ser citadas: vegetação de deserto, estepe russa, caatinga do nordeste brasileiro, etc.
       As plantas xerófitas são principalmente: a) plantas suculentas, tais como: cactos, mandacaru, caroá,etc.; b)  plantas caducifólias, como a catingueira e a barriguda; c) plantas praticamente  sem folhas, como as Cactáceas; d) plantas com sistema radicular muito profundo,  como a algarobeira.

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget