"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CONHECENDO OS MAMÍFEROS AQUÁTICOS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

             A maioria dos mamíferos vive em terra. mas existem vários mamíferos que vivem na água.  Destacam-se três grupos de mamíferos aquáticos: a) Cetáceos; b) Pinípedes; c) Sirênios.
             Os Cetáceos têm o corpo pisciforme e, apesar de respirar por pulmões, não podem viver fora d'água. Diferenciam-se dos peixes pela ausência de escamas e de guelras e pela nadadeira caudal que, em vez de ser vertical como nos peixes, é transversal. A respiração é intermitente, feita por meio de espiráculos que permanecem fechados quando debaixo d'água. São exemplos de cetáceos: baleia, cachalote, golfinho, boto.
                Os Pinípedes têm as patas transformadas em nadadeiras. São animais marinhos, mas que voltam  à terra para reproduzir-se. Exemplos: leão-marinho, foca, morsa, lontra.
                Os Sirênios são exemplificados pelo dugongo e pelo peixe-boi. Este último, apesar do nome, é um mamífero aquático, comum nos rios da Amazônia.

                Existem também vários mamíferos semiaquáticos, isto é, são terrestres mas se adaptam bem à água, tais como: capivara, castor, hipopótamo, ornitorrinco.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Já está pronto o Aprendendo com o Voinho volume 4!

Aprendendo com o Voinho - volume 4, em comemoração aos 90 anos de vida do VOINHO!!!
Os três primeiros volumes

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

CONHECENDO O SISTEMA SOLAR


Geraldo Victorino de França(Voinho)

                Embora o sistema solar seja uma porção pequena do universo como um todo, mesmo assim é 50 bilhões de vezes mais volumoso do que a Terra. Compõe-se de uma estrela de tamanho médio - o Sol, ao redor do qual descrevem órbitas elípticas os planetas  e seus satélites, os asteróides, os cometas e  grande quantidade de poeira cósmica.
                Os planetas eram nove: Mercúrio, Vênus, Terra , Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão,  mas recentemente, este último foi rebaixado para a categoria de asteróide. Assim, Plutão passou de menor  planeta para maior asteróide.
                Os quatro planetas mais próximos do Sol ( Mercúrio, Vênus, Terra e Marte ) são rochosos; os outros quatro ( Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ) são  gasosos , com um núcleo rochoso.
                Os planetas do sistema solar possuem, em conjunto, 141 satélites, de vários tamanhos. Só Mercúrio e Vênus não têm nenhum. A Terra possui apenas 1, a Lua. Marte possui 2: Fobos e Deimos. Júpiter possui 63 ( sendo Ganimedes o maior satélite do sistema solar; Saturno tem 34, Urano tem 27, Netuno 13 e Plutão tem apenas 1, Caronte.
                 Existem cerca de 3.500 asteróides, a maioria deles situada entre as órbitas de Marte e de Júpiter - cinturão dos asteróides.
                 Os cometas são corpos celestes apresentando um núcleo e uma cauda brilhantes, que se movimentam ao redor do Sol descrevendo órbitas elípticas  geralmente de excentricidade muito grande. Atualmente, são conhecidos cerca de 140 cometas de período curto e 800 cometas de período longo, mas o seu número  total deve ser maior, porque só se tornam visíveis quando estão mais próximos da Terra.

                Excluindo o Sol, a massa do sistema solar é aproximadamente 450 vezes maior que a massa da Terra e 750 vezes menor que a massa do Sol. Três quartos dessa massa correspondem ao planeta Júpiter. Por outro lado, um total de 99,86% da massa do sistema  solar prende-se ao Sol. Da pequena porção restante, a Terra e a Lua, em conjunto, constituem apenas 1%.

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget