quarta-feira, 14 de julho de 2010

Conhecendo as frutas

CONHECENDO AS FRUTAS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de fruta aos frutos, pseudo-frutos e infrutescências comestíveis. A definição é imperfeita, porque arroz, trigo, milho, vagens de feijão e de ervilha, pepino, pimentão, etc. são, indiscutivelmente, frutos comestíveis, mas nunca são chamados de frutas. Portanto, o conceito de fruta depende também da tradição.
Relembrando, os frutos resultam do desenvolvimento do ovário, após a fecundação da flor. Os pseudo-frutos resultam do desenvolvimento de qualquer outra parte que não o ovário como, por exemplo, o pedúnculo, no caso do caju. Infrutescências são os frutos originados das várias flores de uma inflorescência, como o abacaxi, a banana e a uva.
Consumidas principalmente como suco ou sobremesa, as frutas desempenham papel importante na alimentação humana, como fontes de vitaminas ( principalmente vitamina C) e de sais minerais.
As frutas podem ser carnosas, como banana, laranja, mamão, etc.; ou secas , como noz, amêndoa, avelã, etc. Várias frutas têm “caroço”como azeitona, pêssego, manga, abacate.
O cultivo de plantas frutíferas, visando a produção de frutos comestíveis, chama-se Fruticultura. As principais frutas produzidas são: laranja, banana, uva, maçã e manga, seguidas de azeitona, pêra, pêssego, marmelo e ameixa; e por fim, abacaxi, tâmara, figo, caju, abacate, goiaba e morango.
A uva, a maçã e a pera, por exemplo, são frutas de clima temperado; enquanto a laranja, a banana, o caju e a manga são típicas de clima tropical.
As frutas podem ser consumidas de vários modos: a) ao natural; b) previamente processadas: sucos, cozidas, torradas, etc.; c) ou ainda, transformadas em : doces, geléias, conservas, compotas, refrescos, passas, sorvetes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário