Geraldo Victorino de França (Voinho)
Acúleo é uma formação epidérmica com aspecto de espinho, encontrada em caules (roseira ) ou em folhas ( joá-bravo ). Distingue-se do espinho por ser facilmente destacável e não possuir elementos condutores.
Espinho é parte de um caule ou folha, modificada e transformada em ponta aguda e rija. O espinho difere do acúleo por sua inserção profunda e por estar ligado ao sistema vascular da planta ( laranjeira ).
Muitas plantas trepadeiras sobem com o auxílio de acúleos ou espinhos, que se prendem ao suporte. Como exemplos podem ser citadas: roseira, primavera, unha-de-gato, etc.
Dentre as plantas frutíferas, além dos Citrus ( laranjeira, limoeiro, etc. ), o abacaxi apresenta folhas estreitas armadas de espinhos.
As Cactáceas possuem epiderme espessa eriçada de espinhos, que reduzem a perda de água por transpiração e impedem os animais herbívoros de comê-las.
Várias plantas espinhentas são usadas para a formação de cercas vivas, tais como: coroa-de-cristo, limão trifoliata, buxinho, ligustro.
"Acúleos".
ResponderExcluirUma palavra perfeita para poesia.
Abraços,
Boa tarde e como disse Sr Richard, uma palavra bonita e perfeitamente se encaixaria numa poesia.
ResponderExcluirGostaria de saber sobre cactos espinhosos ou acúleos, pois tenho um muro aq e gostaria de colocar cactos nele, para além de embelezar, dificultar que nossos 2 gatos jovens subam e pulem para o quintal do vizinho.
Poderia me indicar algumas espécies?
Obrigado.