sábado, 14 de agosto de 2010

Conhecendo os Primatas

CONHECENDO OS PRIMATAS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os Primatas constituem uma ordem da classe Mamíferos, compreendendo cerca de 180 espécies, estando a maioria delas confinada às regiões tropicais. São quase todos animais arborícolas ( que vivem nas árvores ) e onívoros ( que comem de tudo ).
Dentro da ordem Primatas distinguem-se dois grupos ou subordens: a) Primatas inferiores ou Prossímios, que incluem lêmures e lórix; b) Primatas superiores, também conhecidos como Símios ou Antropóides, que abrangem társios, macacos e o homem.
Entre outras características, os Primatas possuem: a) olhos voltados para a frente,
com visão binocular ( percepção da terceira dimensão ); b) tato refinado, com áreas táteis nos dedos; c) pés e mãos preênseis, adaptados para se movimentarem com segurança pelas árvores; d) cérebro desenvolvido, permitindo agir com inteligência.
Os primatas inferiores são todos arborícolas, sendo que os lêmures estão confinados às florestas de Madagascar, enquanto os lóris são encontrados na África e sudeste da Ásia.
Os primatas superiores são predominantemente arborícolas, mas algumas espécies, como os babuínos, são encontrados em áreas abertas. Os társios vivem nas florestas das Filipinas e Indonésia.
Os macacos do Novo Mundo são representados principalmente pelos sagüis, bugio, macaco-aranha e macaco-prego. Os macacos do Velho Mundo incluem os macacos propriamente ditos, mandris, macaco-narigudo e babuínos.
Os macacos antropóides abrangem os gibões, chimpanzés, orangotangos e gorilas. O maior de todos é o gorila, que chega a pesar 275 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário