sábado, 18 de setembro de 2010

Conhecendo as constelações

CONHECENDO AS CONSTELAÇÕES
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Constelação é o nome que se dá a certos agrupamentos de estrelas. Para formá-los,
ligam-se as estrelas próximas por meio de linhas imaginárias, compondo as figuras que lhes conferem os nomes pelos quais são conhecidas. Elas são em número de 88 e servem para orientar nômades e navegantes.
A menor constelação é a do Cruzeiro do Sul, que tem milhares de estrelas, mas apenas 5 são visíveis a olho nu. A Hidra Fêmea é a que ocupa maior área no céu, possuindo 24 estrelas visíveis a olho nu. Mas a maior constelação quanto ao número de estrelas visíveis é Eridana, com 37 estrelas.
Os nomes pelos quais as constelações são conhecidas são, na sua maior parte, originários do grego, tais como: Andrômeda, Centauro,Fênix, Hércules, Sagitário, etc.
Conforme a sua localização, as constelações são divididas em grupos: a) austrais ( hemisfério norte ); b) boreais ( hemisfério sul ); c) equatoriais ( faixa que acompanha o equador celeste ); d) zodiacais ( região da eclíptica onde se situam o Sol, a Lua e os planetas ).
No hemisfério sul podem ser observadas as constelações de Andrômeda, Leão, Lira ( ou Balança ), Escorpião, Cruzeiro do Sul, etc.
Muito conhecidas são as Tres Marias, nome dado às estrelas que formam o cinto da constelação de Orion.

2 comentários:

  1. Que coisa ínfima somos diante da vastidão complexa e deslumbrante do Cosmos!

    ... e minha avó dizia-me, nas noites estreladas, depois de apontar o Cruzeiro do Sul e as Três Marias, que as estrelas eram os anjos espiando-nos lá de cima... Uma boa explicação coperniliana... rs

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão, Richard. Somos um nadinha de nada neste universo, somos pó de estrelas, nada mais...
    Sua avó tinha razão. Também gosto de imaginar que as estrelas são nossos entes queridos que já partiram e ficam velando por nós...

    ResponderExcluir