segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Conhecendo as Nebulosas

Créditos: R. Corradi (Isaac Newton Group), D. R. Gonçalves (Instituto de Astrofísica das Canárias )

CONHECENDO AS NEBULOSAS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Nebulosas são nuvens que contêm grande quantidade d gases e poeira cósmica, finamente dividida, que se encontram no espaço sideral. Correspondem a regiões do espaço onde a matéria cósmica interestelar é mais densa do que a média.
A presença ocasional de estrelas muito quentes perto dessas nuvens as tornam ionizadas e altamente aquecidas ( cerca de 10.000 graus centígrados ), havendo então emissão de luz. São as chamadas nebulosas de emissão.
Se a estrela circundante não é muito quente, a temperatura da nebulosa não é suficiente para que haja emissão de luz; apenas se observa a reflexão e difusão de luz da estrela mais próxima.
As nebulosas que não se situam perto de qualquer estrela permanecem excessivamente frias: os átomos de gases se combinam e formam moléculas tais como água, metano e amoníaco, as quais se aglutinam e formam finíssima poeira. Neste caso, a nebulosa absorve a luz das estrelas, impedido a observação das regiões do espaço que se situam além dela. Formam verdadeiras manchas negras no céu, como o chamado " saco de carvão ", situado junto à constelação Cruzeiro do Sul.
Existem nebulosas de todos os tamanhos, encontrando-se principalmente nos braços das galáxias espirais e nas galáxias irregulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário