terça-feira, 16 de novembro de 2010

Conhecendo os Fungos

CONHECENDO OS FUNGOS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Fungos são vegetais primitivos, desprovidos de clorofila e que, portanto, vivem como saprófitas ou parasitas.
As formas saprófitas retiram seu alimento de restos vegetais e animais; as formas parasitas se alimentam de outros organismos ( hospedeiros ). O grau de especificidade é muito variável: alguns fungos vivem em vários gêneros, outros num só gênero ou numa só espécie.
Muitos fungos crescem em forma de filamentos, chamados hifas, que emitem ramos que formam uma trama chamada micélio. Multiplicam-se facilmente por meio de esporos. Popularmente, são chamados mofos ou bolores, e vivem em lugares úmidos. Os fungos de chapéu são chamados cogumelos.
Para a maioria dos autores, os fungos verdadeiros ou Eumicetos constituem uma divisão do reino vegetal. Alguns autores, entretanto, os incluem no reino dos Protistas, juntamente com as algas e os protozoários.
Muitos fungos desempenham papel importante na reciclagem dos nutrientes na natureza; outros se destacam pelo seu valor industrial e comercial, na produção de álcool etílico, na fabricação do pão e da cerveja, na produção de antibióticos (penicilina, estreptomicina ). Muitos fungos são usados na alimentação humana ( champignon ).
Outra peculiariedade dos fungos são as associações simbióticas com outros vegetais como asmicorrizas, em que o fungo se associa às raízes de plantas superiores, quer como os líquens, em que a associação é feita com algas.
Por outro lado, muitos fungos são prejudiciais, causando doenças, tanto nas plantas, como no homem e nos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário