sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Conhecendo a Lenda das Amazonas

CONHECENDO A LENDA DAS AMAZONAS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Segundo a mitologia grega, as Amazonas eram um grupo de mulheres guerreiras que habitavam o Cáucaso, vivendo nas margens do mar Negro. A palavra " amazonas " é de origem grega e significa "sem seios". As amazonas atacavam as aldeias próximas, uma vez a cada ano, e procriavam com os homens dessas aldeias. Quando nasciam as crianças, elas devolviam os machos e ficavam com as meninas, que criavam como guerreiras. Dizem que queimavam o seio direito de suas filhas para facilitar o manejo do arco, daí o seu nome.
Construíram o templo de Éfeso e adoravam a deusa Ártemis. Fundaram várias cidades, entre as quais a mais famosa era Éfeso, na Ásia Menor. Lutaram contra os gregos na Guerra de Tróia, e Aquiles matou uma de suas rainhas, Tentesilea.
Quando Hércules, ao realizar um de seus doze trabalhos, arrebatou o cinturão da rainha Hipólita e sua irmã Antíope foi raptada por Teseu, as amazonas, em represália, invadiram Atenas, mas o seu exército foi aniquilado.
Em geral, são representadas à cavalo, armadas de arco e lança, ou com machadinha de combate e escudo.
Essa lenda clássica recebeu novo alento quando Orellana, ao descer pela primeira vez o rio Amazonas, relatou que combateu com uma tribo de mulheres guerreiras como as amazonas, o que deu origem ao nome do grande rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário