segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Conhecendo os cinco sentidos -2


CONHECENDO OS CINCO SENTIDOS – 2
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os sentidos funcionam com mensageiros dos organismos humano e animal, captando informações e transmitindo para o cérebro através de uma rede de nervos.
Além da visão, comentada na mensagem anterior, existem mais quatro sentidos, que são apresentados a seguir.
B. Audição. Resulta da excitação, pelas ondas sonoras, dos terminais do nervo auditivo, situado no ouvida interno. A audição comparada dos dois ouvidos permite a localização da fonte sonora. Certos animais, como o morcego, emitem sons e captam o seu retorno ( eco ), para a sua orientação.
C. Olfato. A sede do olfato, nos animais vertebrados terrestres, é a mucosa interna do nariz, onde se encontram as células receptadoras da sensação de cheiro. A maioria dos animais possui olfato mais sensível que o do homem.
D. Paladar. No homem, os órgãos do paladar localizam-se apenas na língua, onde as papilas são sensíveis aos sabores ( amargo, ácido, doce, salgado, etc. ) dos alimentos dissolvidos na água ou na saliva.
E. Tato. Este sentido se localiza na pele e tem por finalidade informar os centros nervosos sobre ações locais ( dores ), mecânicas ( pressão, tração ), térmicas ( frio ou quente ) ou de simples contato com outros objetos. Todos os animais têm tato mais ou menos desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário