quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Conhecendo os primatas

CONHECENDO OS PRIMATAS
Geraldo Victorino de França

Dá-se o nome de Primatas a uma ordem de mamíferos adaptados à vida arborícola, com poucas exceções, abrangendo 180 espécies, estando a maioria confinada às regiões tropicais.
Como principais características, apresentam pés e mãos preênseis, próprios para se locomoverem com segurança pelas árvores; e o polegar dos pés e das mãos capaz de se movimentar livremente. Possuem um sistema óptico bem desenvolvido, com olhos voltados para frente e visão binocular; um tato muito refinado, com áreas táteis nos dedos , unhas em vez de garras e cérebro grande, responsável pelo desenvolvi-
mento da inteligência e de padrões flexíveis de comportamento, principalmente nos chamados primatas superiores.
A ordem dos Primatas compreende dois grupos ou subordens: a) primatas inferiores ou Prossímios, que incluem os lêmures, lóris e gálagos; b) primatas superiores, Símios ou Antropóides, que incluem társio, macacos, saguis e o próprio homem. Diferenciam-se do homem por terem o corpo coberto de pelos.
Os macacos do Novo Mundo, principalmente da América do Sul, se caracterizam por terem nariz achatado, com as narinas separadas, e cauda preênsil. Compreendem várias espécies de sagüis e de macacos - bugio, macaco-aranha, macaco-prego, etc.
Os macacos do Velho Mundo, encontrados na África, Ásia e Indonésia, são geralmente maiores que os do Velho Mundo. Incluem o macaco-narigudo, babuino, chimpanzé, orangotango, gorila, etc.
O maior dos primatas é o gorila, que pode ter até 175 centímetros de circunferência do tronco e pesar até 275 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário