quinta-feira, 10 de março de 2011

Conhecendo a estrutura da Terra


Geraldo Victorino de França (Voinho)

A estrutura da Terra é revelada por perfurações e, principalmente, pelo estudo da propagação das ondas sísmicas. Além da atmosfera ou envoltório gasoso e da hidrosfera, constituída pelos mares e oceanos, distinguem-se ainda outras três camadas concêntricas: a) litosfera ou crosta terrestre; b) pirosfera ou manto; c) barisfera ou núcleo.
A crosta compõe-se de uma camada rochosa na qual predominam silicatos de alumínio ( sial ). A temperatura da crosta aumenta à razão de 1 grau centígrado para cada 33 metros de profundidade. A espessura da crosta é de cerca de 5.000 metros sob o piso oceânico ( crosta oceânica ); e 40 - 80 km nos continentes ( crosta continental ).
Abaixo da crosta estende-se o manto até uma profundidade de aproximadamente ... 2.900 km. O manto ocupa cerca de 80% do volume do globo terrestre, enquanto a crosta compreende apenas 1,5%.
O manto consiste de rochas aquecidas, com temperaturas variando entre 1.000 e 3.000 graus centígrados. A temperatura aumenta com a profundidade e, mesmo sob altas temperaturas, as rochas do manto se mantêm sólidas devido às altas pressões a que estão submetidas. Na composição do manto entram principal-
mente silicatos de magnésio ( sima ).
Supõe-se que o núcleo seja formado principalmente de níquel e ferro em fusão. O nome barisfera vem de sua alta densidade, que varia entre 8 e 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário