Geraldo Victorino de França (Voinho)
Terremotos ou abalos sísmicos são movimentos bruscos da crosta terrestre, causados por forças naturais, geralmente de origem tectônica, ligadas a falhamentos. Ao longo das falhas geológicas, os blocos rochosos, de um e de outro lado, procuram acomodar-se para restabelecer o equilíbrio. Quando a acomodação é repentina, a grande energia gerada traduz-se por uma vibração das camadas rochosas, que é transmitida a milhares de quilômetros, causando um terremoto.
Os terremotos ocorrem com intensidade muito variável, desde pequenos tremores que apenas são registrados pelos sismógrafos, até os grandes cataclismos, que ocasionam deslocamentos visíveis do solo e catástrofes.
Os terremotos fazem surgir fissuras e desníveis no solo, dando origem a deslizamentos de terra e avalanches. Chegam a desviar cursos d'água e provocar o deslocamento de edifícios.
Felizmente, os terremotos estão restritos às regiões de atividade vulcânica recente, havendo duas zonas principais: a) uma que rodeia o Oceano Pacífico, chamada " cinturão de fogo "; b) outra que se estende através da Ásia Meridional e do Mar Mediterrâneo. São regiões instáveis, com cordilheiras de idade geológica recente.
Entre os grandes terremotos incluem-se o ocorrido na China, em 1.556, que matou 830.000 pessoas; e o ocorrido no Japão em 1.923, que provocou um incêndio em Tóquio causando a morte de 150.000 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário