terça-feira, 12 de abril de 2011

Conhecendo as sementes

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Semente é o órgão de reprodução das plantas Fanerógamas, isto é, que produzem flores. Resulta da fecundação do óvulo; e o ovário se transforma em fruto. No interior da semente encontra-se o embrião, que é envolvida por camadas protetoras , que o nutrem durante as primeiras etapas do seu desenvolvimento.
Nas sementes de Angiospermas o embrião encontra-se no interior de um fruto, embutido num tecido conhecido como endosperma, que armazena o alimento necessário para o desenvolvimento inicial do embrião.
Nas Ginospermas as sementes não estão encerradas num fruto, mas crescem em folhas modificadas ( folhas carpelares ) que, reunidas, formam o cone ou pinha.
As sementes variam em forma, cor e tamanho. As das orquídeas, por exemplo, são tão pequenas quanto partículas de areia, ao passo que as do coqueiro-da-bahia são do tamanho da cabeça de uma criança.
Para garantir a dispersão e a germinação, as sementes precisam ser disseminadas pelo vento, pelo homem ou pelos animais. Algumas plantas têm dispositivos nos frutos, que se abrem, deixando as sementes caírem no solo; ou então atirando-as para longe. Encontrando condições favoráveis, as sementes germinam e reproduzem a planta original.
Além de servirem para a propagação das plantas, muitas sementes são utilizadas na alimentação do homem e dos animais , como por exemplo: feijão,arroz, trigo, milho, soja, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário