terça-feira, 5 de abril de 2011
Curiosidades do Reino Vegetal
Geraldo Victorino de França (Voinho)
a) Indaiá e barba-de-bode são duas plantas típicas dos cerrados do Brasil Central, que crescem em solos de baixa fertilidade, juntamente com os chamados " paus tortos ". Indaiá é uma palmeirinha baixa, praticamente sem caule; e barba-de-bode é uma gramínea que forma tufos.
b) O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, onde chega a atingir 100 metros de altura; e que foi introduzida com sucesso em todos os países do mundo devido ao seu rápido crescimento, servindo para a formação de quebra-ventos e fornecimento de lenha e de madeira, esta utilizada para várias finalidades.
c) A seringueira é uma árvore nativa da Amazônia, hoje introduzida em outros países, principalmente da zona tropical, importante por produzir um látex utilizado na produção de borracha natural.
d) A barriguda é uma árvore nativa da zona da caatinga, no Nordeste Brasileiro, que apresenta um aspecto curioso: o seu tronco é engrossado na parte média ( daí o seu nome ), onde chega a atingir 4 metros de diâmetro.
e) O repolho ou couve chinesa é uma espécie de couve de pequena altura, cujas folhas se enovelam, formando uma bola com as folhas concêntricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário