Geraldo Victorino de França (Voinho)
a) O elefante é o maior animal terrestre da atualidade. O que há de mais característico nesse animal são a tromba e as presas. A tromba, que chega ao solo, é um prolongamento do nariz e do lábio superior. Serve não só de nariz, como também de mão, apanhando água e alimentos que leva à boca. As presas são os incisivos superiores que crescem indefinidamente, embora o crescimento seja em parte contrabalançado pelo desgaste.
b) A girafa é o bicho mais alto do mundo; combinando pernas e pescoço compridos, chega a medir 6 metros de altura, o que lhe permite comer as folhas das árvores.
c) O tamanduá-bandeira é um animal insetívoro, que come principalmente formigas e cupins. Para isso, dispõe de uma língua comprida e pegajosa, com cerca de 40 centímetros, que introduz nos formigueiros e nos cupinzeiros.
d) A morsa é um grande mamífero marinho, que chega a medir 7 metros de comprimento e pesar mais de 1 tonelada. Os caninos superiores dos machos são transformados em enormes presas que se projetam para fora e para baixo, as quais chegam a medir cerca de 1 metro de comprimento.
e) O panda-gigante é um mamífero de grande porte, que vive nas montanhas do sudoeste da China e do leste do Tibete. Tem as características de um carnívoro, mas é um animal herbívoro especializado, que se alimenta quase que exclusivamente de folhas de bambu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário