Geraldo Victorino de França (Voinho)
As orquídeas são plantas herbáceas, perenes, terrestres ou trepadeiras, pertencentes à família Orquidáceas, uma das mais numerosas do reino vegetal, contando com cerca de 15.000 espécies, que se destacam pela beleza e fragrância de suas flores. A maioria delas vive nas regiões tropicais, se bem que existem até nas regiões frias.
Costuma-se dividi-las em dois grupos: a) terrestres, que vivem sobre o solo, comuns nas regiões temperadas; b) epífitas, que crescem no tronco e galhos das árvores das florestas tropicais, erroneamente chamadas de parasitas. Na verdade, possuem folhas verdes ( contendo clorofila ) e, portanto, são capazes de efetuar a fotossíntese. Assim, são plantas epífitas, isto é, que crescem sobre outras plantas, mas sem parasitá-las.
Algumas espécies, como a Neotia, não possuem clorofila, obtendo os nutrientes do húmus do solo.
As flores variam consideravelmente em tamanho, forma e cor, sendo adaptadas para a polinização por insetos. As sementes são produzidas em grande número e dispersadas pelo vento.
Por sua beleza ornamental, as orquídeas têm sido muito cultivadas no mundo todo; e milhares de híbridos artificiais já foram criados, Entre as espécies
mais cultivadas e seus híbridos, destacam-se as dos gêneros: Laelia, Cattleya e Oncidium.
A beleza dessa planta se iguala a grandeza do conhecimento do VOINHO. Deixo aqui, meu afetuoso abraço.
ResponderExcluirA beleza dessa planta se iguala a grandeza do conhecimento do Voinho, deixo aqui meu afetuoso abraço.
ResponderExcluirIvana Altafin.