quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CONHECENDO A HISTÓRIA DE SALOMÃO

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Salomão é um personagem bíblico, o mais ilustre dos reis da Judéia. Era filho de Davi e de uma de suas mulheres, Betsabá. viúva de um seu oficial.
A escolha de Salomão para suceder Davi no trono contrariou as pretensões de Adonias, filho mais velho do rei, que se rebelou declarando-se soberano, sendo logo derrotado pelas tropas legais. Ao assumir o trono, Salomão mandou executar Adonias e os chefes que o apoiaram; e logo depois empenhou-se na consolidação do seu reino. Mais do que soldado, era um diplomata, conseguindo fazer aliança com o Egito, casando-se com a filha do faraó.
Foi especialmente notável por sua sabedoria e riqueza. A tradição lhe atribui a autoria de diversos livros bíblicos. Suas decisões sutis estão bem exemplificadas no caso das duas mulheres que reivindicavam a posse de uma criança como filho. Salomão sentenciou que a criança fosse dividida ao meio, o que é aceito por aquela que não era a mãe. Mandou então entregar a criança à verdadeira mãe.
Durante o seu reinado ordenou a construção de várias obras, sendo a mais notável o Templo de Jerusalém, também conhecido como Templo de Salomão. Outras obras incluem: o novo Palácio Real, o Palácio da Filha do Faraó, a Casa de Cedro do Líbano e o Pórtico das Colunas.
A Bíblia lhe atribui grande riqueza e uma pompa fora do comum para a época - século X a.C. Seria praticamente impossível montar uma corte com cerca de mil esposas, quatro mil cavalos de sela e doze mil cavalos de guerra, e um grande exército, num pais pobre.
Governou, segundo a Bíblia, durante 40 anos e, ao morrer, foi sucedido por seu filho Roboão que viu, logo no início do seu governo, o seu reino ser dividido em dois, o de Judá e o de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário