quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CONHECENDO O SOM



Geraldo Victorino de França ( Voinho)

Som é uma forma de energia resultante de um movimento vibratório rápido que se propaga em meios elásticos ( gases, líquidos ou sólidos ) e produz a sensação sonora ( audição ) percebida pelo órgão auditivo do homem e dos animais.
As vibrações sonoras são produzidas por uma fonte vibratória que provoca compressões e expansões sucessivas no meio de propagação; o som não pode propagar-se no vácuo. A propagação do som é mais veloz nos líquidos do que nos gases, e mais rápida ainda nos sólidos. No ar, a 18 graus centígrados, a velocidade do som é de 342 m/seg.
O som pode ser detectado pelo ouvido humano em frequências compreendidas entre 20 e 20.000 hertz ( vibrações por segundo ). Abaixo dessa faixa encontram-se os infrassons e acima, os ultrassons.
Da mesma maneira que a onda luminosa, a onda sonora é sujeita a uma série de fenômenos, tais como: reflexão, refração, difração e ressonância.
A reflexão se dá quando o som incide sobre uma superfície rígida e parte da onda volta para a direção de onde veio. O eco é um caso interessante de reflexão do som.
Quando as superfícies refletoras estão separadas por distâncias insuficientes para a produção de eco, há um reforço do som produzido na fonte, que se chama ressonância.
Quando um som atravessa a superfície de dois meios elásticos diferentes, nos quais ele se propaga com velocidades diferentes, sofre uma mudança de direção, chamada refração.
A conversão das ondas sonoras em impulsos elétricos e vice-versa, é a base da maioria dos equipamentos de gravação e reprodução dos sons, e da transmissão e recepção de sons por rádio e televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário