sábado, 24 de setembro de 2011

CONHECENDO OS SOLOS DA REGIÃO DE PIRACICABA -2

foto Ivana Negri


Geraldo Victorino de França ( Voinho)

B. Solos com horizonte B textural
São solos apresentando o horizonte B mais argiloso que o A, geralmente com estrutura em blocos revestidos por cerosidade ( filmes de argila ). Compreendem os tipos: a) Terra Roxa Estruturada; b) Solo Podzólico Vermelho- Amarelo; c) Solo Mediterrânico Vermelho-Amarelo.
a) Terra Roxa Estruturada. Solo com horizonte B textural, argiloso, profundo e fértil, de cor vermelho escuro, originado de basalto. É encontrado na parte central da cidade.
b) Solo Podzólico Vermelho-Amarelo. Solo com horizonte B textural proveniente de diversas rochas, exceto basalto. Na região de Piracicaba encontram-se dois sub-tipos: um mais arenoso, proveniente de arenitos; e outro mais argiloso, originário de argilitos e folhelhos.
c) Solo Mediterrânico Vermelho- Amarelo. Solo com horizonte B textural, argiloso, profundo e fértil, originário de calcários. É encontrado na região de Saltinho.
C. Solos com horizonte B latossólico
São solos fortemente intemperizados, profundos e muito permeáveis, apresentando os horizontes A e B com textura semelhante. A estrutura do horizonte B é granular, como a do A, muito porosa e sem cerosidade. Distinguem- se:
a) Latossol Roxo; b) Latossol Vermelho Escuro;
c) Latossol Vermelho-Amarelo.
a) Latossol Roxo. Solo argiloso, profundo, argiloso e fértil, sem cerosidade, originado de basalto. É encontrado a região limítrofe entre Piracicaba e Iracemápolis.
b) Latossol Vermelho Escuro. Solo argiloso, profundo, de fertilidade baixa, originário de argilitos. è encontrado no bairro rural Tanquinho.
c) Latossol Vermelho-Amarelo. Solo de textura média, profundo e de fertilidade muito baixa, originado de arenitos. Encontrado no bairro rural Paredão Vermelho.
D. Solos Hidromórficos
São solos formados sob a influência do lençol freático, condicionada pelo relevo plano e má drenagem. Ocorrem o acúmulo de húmus, redução dos óxidos de ferro e o aparecimento de cores cinzentas, típicas da gleização, formando o horizonte G, característico destes solos. Conforme o teor de matéria orgânica, distinguem-se:
a) Solos Glei Pouco Húmicos; b) Solos Glei Húmicos; c) Solos Orgânicos. Estes últimos se caracterizam pela cor escura e por conterem mais de 20% do peso em matéria orgânica; e mais de 30%, quando argilosos. Ocorrem em várzeas mal drenadas.

Um comentário:

  1. Querido "Dr Geraldo" obrigada pelo exemplar do seu "Aprendendo com Voinho vol 3",já está sendo usado por nós e mais pelos meus sobrinhos, que fazem dos seus livros uma fonte especial de pesquisa.
    um grande beijo
    Mara Bombo

    ResponderExcluir