sábado, 1 de outubro de 2011

CONHECENDO OS MOLUSCOS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os Moluscos constituem um ramo do reino animal, representado por invertebrados que se caracterizam por ter o corpo mole, formado por uma cabeça anterior, uma massa visceral envolta por um manto carnoso, e um pé ventral
que serve para a locomoção. Na maioria das espécies, o manto é revestido por uma concha calcária, de forma e tamanho variáveis.
Depois dos insetos, é o grupo mais numeroso do reino animal, com cerca de 85.000 espécies. Podem ser divididos em seis classes, das quais as três mais importantes são: Gasterópodes, Bivalves e Cefalópodes.
a) Gasterópodes. São os moluscos mais numerosos, vivendo no mar, em rios ou em terra. Possuem concha feita de uma única peça, enrolada em espiral ( caracol ), ou mesmo ausente ( lesma ).
b) Bivalves. São todos aquáticos - marinhos ou de água doce, dotados de uma concha com duas valvas ( daí o seu nome ), iguais ou diferentes. Exemplos: ostra, marisco, mexilhão.
c) Cefalópodes. São todos marinhos, de corpo nu ( exceto o náutilo ); alguns possuem uma concha interna, como a siba. A cabeça é grande, provida de tentáculos possuindo ventosas. Podem ser octópodes ( 8 tentáculos ), como o polvo; ou decápodes ( 10 tentáculos ), como a siba e a lula.
Os moluscos constituem um ítem importante na alimentação humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário