terça-feira, 31 de janeiro de 2012
CONHECENDO AS ROCHAS
Geraldo Victorino de França (Voinho)
Rochas são agregados naturais, consolidados, que compõem a litosfera ou crosta
terrestre. São encontradas tanto na crosta emersa ou continental, como na crosta submersa ou oceânica.
Enquanto a crosta oceânica está coberta pela hidrosfera ( oceanos e mares ), a
crosta continental em sua maior parte se apresenta coberta por uma camada de material não consolidado, chamada regolito ou manto de intemperismo, cuja espessura varia de alguns centímetros a dezenas de metros. Todavia, são freqüentes os afloramentos de rochas, principalmente m áreas escarpadas.
O regolito resulta da ação dos agentes atmosféricos ( temperatura, chuva, vento, etc.) sobre as rochas, provocando a sua desagregação e alterando a sua composição.
Grande é a diversidade de rochas, cujo estudo cabe à Petrologia. Quanto à sua composição, distinguem-se: a) rochas uniminerais ou que contêm um só mineral: calcário (carbonato de cálcio ), dolomito ( carbonato duplo de cálcio e magnésio ), quartzito (quartzo ), etc.; b) rochas poliminerais ou que contêm dois ou mais minerais: granito (quartzo, feldspato e mica ), basalto ( plagioclásio e augita, com ou sem olivina ), etc.
Quanto à origem, as rochas podem ser divididas em 3 grupos: a) ígneas ou magmáticas; b) sedimentares; c) metamórficas.
As rochas ígneas resultam do resfriamento do magma vulcânico. Quando este se consolida na superfície da crosta, as rochas são chamada efusivas ou extrusivas; quando se consolida no interior da crosta, entre camadas de outras rochas, são denominadas intrusivas. As rochas ígneas com baixo teor de sílica ( óxido de silício ) recebem a designação de rochas básicas ( basalto ); as que possuem alto teor de sílica são consideradas rochas ácidas ( granito).
As rochas sedimentares resultando transporte, deposição e consolidação de material detrítico no fundo de mares e lagos. Exemplos: argilito, folhelho, arenito, calcário, etc.
As rochas metamórficas resultam de transformações de rochas preexistentes, por ação de altas pressões e/ou altas temperaturas. Exemplos: gnaisse, xisto, mármore, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário