domingo, 1 de abril de 2012

CONHECENDO A MATÉRIA - 2


Geraldo Victorino de França ( Voinho)

1. Conceituação
2. Estados físicos
3. Estrutura
4. Propriedades.
A matéria se caracteriza por várias propriedades, dentre as quais se destacam as seguintes:
a) Extensão ou volume. A propriedade de ocupar um lugar no espaço é denominada extensão ou volume.
b) Impenetrabilidade. Além de ocupar um lugar no espaço, a matéria exige um lugar exclusivo, ou seja, é impenetrável. Isso significa que dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço.
c) Peso. Os corpos materiais têm peso, a sua massa é atraída pela ação da gravidade.
d) Porosidade. A matéria não é um todo contínuo e maciço, e sim, formado por moléculas que deixam espaços vazios entre si, chamados poros. Evidentemente, alguns corpos têm porosidade maior do que outros.
e) Compressibilidade. Quando se comprime um corpo qualquer, as moléculas tendem a aproximar-se e o corpo diminuir de volume. Os corpos gasosos, por exemplo, são altamente compressíveis, o mesmo acontecendo com alguns corpos sólidos; já os líquidos são muito pouco compressíveis.
f) Elasticidade. Uma vez cessada a ação da força compressora, as moléculas tendem a voltar à posição inicial, propriedade esta denominada elasticidade.
g ) Inércia e mobilidade. Um corpo material, quando sujeito à ação de uma força, pode entrar em movimento, propriedade esta denominada mobilidade. Assim, para movimentar um corpo em repouso ( inércia ), ou para parar um corpo em movimento, é necessária a aplicação de uma força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário