sábado, 11 de maio de 2013

CONHECENDO OS ACIDENTES GEOGRÁFICOS – II


Geraldo Victorino de França (Voinho)

               9. Vertente. Superfície inclinada que une o divisor de águas ou espigão ao talvegue  ou à orla da planície de inundação ou várzea.
              10. Planalto. Terreno de superfície aproximadamente plana e extensa, que se distingue da planície pela sua maior altitude. Quando de dimensão menor, recebe o nome de chapada. Exemplos: Planalto Central do Brasil; Chapada  dos Guimarães.
               11. Planície. Terreno de superfície aproximadamente plana e extensa, que se distingue do planalto pela sua menor altitude. As planícies podem ser: a) costeiras ou litorâneas; b) continentais. Exemplos: as planícies costeiras do Rio Grande do Sul; o Pantanal Mato-Grossense.
                 12. Geleira. Grande massa de gelo que se forma nas regiões polares, sobretudo na Antártida e na Groenlândia. As geleiras podem deslocar-se, de modo semelhante a um rio;  as que atingem o mar fragmentam-se em grandes blocos chamados " icebergs ".
                  13. Plataforma continental. Nome dado à região submarina de pouca profundidade, que margeia os continentes. Geralmente inclina-se suavemente a partir do litoral até a profundidade de 200 metros; a seguir, o declive aumenta abruptamente, constituindo o talude continental.
                    14. Vale. Depressão alongada, mais ou menos larga, escavada por um rio ao
longo do seu percurso. Compõe-se de um fundo ou talvegue, onde corre o rio, e de vertentes ou encostas laterais. Freqüentemente apresenta uma planície de inundação ou várzea e, às vezes, de terraços fluviais. Exemplo: Vale do Paraíba.
                   Quando exibe formas resultantes de forte erosão, é chamado de " canyon *. Exemplo: Grand Canyon do Rio Colorado, nos Estados Unidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário