terça-feira, 24 de junho de 2014

Vai Brasil!!!

Bisnetinhas do Voinho

Netinha caçula do Voinho


sexta-feira, 20 de junho de 2014

CONHECENDO AS METAMORFOSES


Geraldo Victorino de França (Voinho)

           Dá-se o nome de metamorfose à mudança de forma e, freqüentemente, de fisiologia que ocorre durante o ciclo de vida de certos animais.Não se considera metamorfose quando a forma jovem só difere do adulto pelo tamanho e pela  ausência de capacidade reprodutora.
            Há metamorfose quando, por exemplo, uma larva de inseto adaptada a um dado modo de vida, se torna um adulto adaptado a um modo de vida diferente; o que implica não somente no aparecimento de novos órgãos ( asas dos insetos ), como no desaparecimento de órgãos larvais inúteis para o adulto ( cauda e brânquias dos girinos ). A metamorfose geralmente exige um período de imobilidade ( ninfa dos insetos ), durante o qual se processam as transformações.
               A metamorfose pode ser completa ou incompleta, abrupta ou gradual. Exemplo de metamorfose completa é a das borboletas e mariposas, enquanto um exemplo de metamorfose  incompleta é a dos grilos, cujos filhotes se assemelham aos adultos, exceto por terem botões de asas ao invés de asas, sendo os mesmos  os  hábitos alimentares.
               Um exemplo de metamorfose abrupta é a da mosca doméstica: a larva se transforma em mosca adulta em poucos dias. Por outro  lado, a transformação de um girino em rã é um exemplo de metamorfose gradual: o desenvolvimento das patas e o desaparecimento da cauda e brânquias se processam num período relativamente longo.
             Convém lembrar que a metamorfose dos insetos engloba quatro etapas: a) ovo; b) larva ou lagarta; c) ninfa ou pupa; d) adulto.


segunda-feira, 16 de junho de 2014

CONHECENDO ALGUMAS EXCEÇÕES

Geraldo Victorino de França (Voinho)

             Na natureza, muitas regras têm exceções. Vejamos alguns exemplos:
        a) Diz-se que floresta é uma associação de plantas arbóreas ocupando uma grande  extensão territorial; e mata é semelhante, porém  ocupando pequena extensão. Exceção: a Mata Atlântica, cujos remanescentes ocupam toda a faixa costeira montanhosa do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
            b) Lago é uma grande massa d'água ocupando uma depressão do terreno; e  lagoa,
massa d'água relativamente pequena. Exceção: Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, que é maior que muitos lagos.
         c) Caule é um órgão vegetal aéreo que liga as raízes aos ramos e folhas. Exceções: tubérculos, bulbos e rizomas, que são caules subterrâneos transformados em órgãos de reserva.
         d) Metais são elementos sólidos, com estrutura eletrônica formada por um arranjo de íons carregados positivamente ( prótons ) envolvidos por íons carregados negativamente ( elétrons ). Exceção: mercúrio, que é um metal  líquido.

           e) Os mamíferos são terrestres ou aquáticos. A exceção é o morcego, único mamífero que voa.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

CONHECENDO OS VERMES


Geraldo Victorino de França (Voinho)
 
              Verme é o nome dado a animais de corpo mole e alongado, desprovidos de patas ou incapazes de levantar-se sobre suas patas.
              Três ramos de Invertebrados são constituídos unicamente por vermes: a) Anelídeos ou vermes anelados; b) Platielmintos ou vermes achatados; c) Nematelmintos ou vermes redondos
               A. Anelídeos. Animais invertebrados de corpo alongado, dividido em anéis ou segmentos semelhantes. Cada segmento é portador de cerdas, mais desenvolvidas nas espécies marinhas do que nas espécies terrestres.  As  sanguessugas, desprovidas de cerdas, possuem um par de ventosas localizadas em cada extremidade do corpo.
               O ramo Anelídeos possui 4 classes: a) Arquianelídeos, de pequeno porte, cerdas geralmente ausentes, de vida marinha; b) Poliquetas, com cabeça provida de tentáculos, corpo com numerosos segmentos providos de numerosas cerdas, predominantemente marinhos; c) Oligoquetas, sem cabeça, poucas cerdas por segmento, hermafroditas, encontrados principalmente  em água doce ( rios e lagos ) ou no solo; d) Hirudíneos, com corpo deprimido, ventosas  terminais, sem tentáculos, de vida aquática e terrestre.
             As minhocas, do grupo Oligoquetas, desempenham papel importante na reciclagem de nutrientes de planta, no solo.
              B. Platielmintos. Animais de corpo alongado e chato, frequentemente parasitasde outros organismos, inclusive do homem. Comprendem 4 classes: a) Tubelárias ( planária ); b) Trematódeos ( fascíola, esquietossomo ); c) Cestódeos ( tênias ); d) Nemertinos ( líneo ).
             Na maioria os Platielmintos são hermafroditas, como as tênias; porém, alguns grupos têm os sexos separados, como os esquistossomos.
             C. Nematelmintos. Animais invertebrados de corpo alongado, redondo e não segmentado, geralmente parasitas. Compreendem numerosas famílias parasitárias, como por exemplo: áscaride ( lombriga ), oxiúro, ancilóstomo, necator, nematóide, filária, etc. São de grande importância para a Parasitologia ( estudo dos

parasitas ).

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CONHECENDO PALAVRAS PARÔNIMAS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Palavras parônimas ou simplesmente parônimos são palavras parecidas na escrita e na pronúncia, mas com significados diferentes. Vejamos alguns exemplos:
   1. absorver ( aspirar ) e absolver ( inocentar )
   2. aprender ( conhecer ) e  apreender ( tomar )
   3. arrear ( por arreio ) e arriar ( baixar )
   4. calção ( calça curta ) e caução ( fiança )
   5. cavaleiro ( montado a cavalo ) e cavalheiro ( homem educado )
   6. comprimento ( extensão ) e cumprimento ( saudação )
   7. conjetura ( suposição ) e conjuntura ( circunstância )
   8. deferir ( conceder ) e diferir ( ser diferente )
   9. degredado ( exilado ) e degradado ( estragado )
 10. delatar ( denunciar ) e dilatar ( alargar )
 11. descrição ( ato de descrever ) e discreção  ( modéstia )
 12. emergir ( vir à tona ) e imergir ( mergulhar )
 13. eminente ( célebre ) e iminente ( prestes a acontecer )
 14. fluir ( escoar ) e fruir ( desfrutar )
 15. incidente ( episódio ) e acidente ( aconteci-
       mento casual e grave )
 16. inflação ( alta dos preços ) e infração ( transgressão da lei )
  17. óptico ( relativo à visão ) e ótico ( relativo  ao ouvido )
  18. pleito ( eleição ) e preito ( homenagem )
  19. ratificar ( confirmar ) e retificar ( corrigir )

  20. trafego ( trânsito ) e tráfico ( comércio ilícito )