terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PLANTAS PARA AQUÁRIOS E TANQUES


Geraldo Victorino de França (Voinho)

           Aquário é um recipiente com água doce ou salgada, geralmente com paredes de vidro, destinado à criação e observação de animais e vegetais aquáticos, principalmente peixes ornamentais. Geralmente é um local publico, mas também existem aquários domésticos.
          Tanque é geralmente um pequeno açude ou reservatório de água, a qual é utilizada como bebedouro para os animais e/ou para a irrigação de culturas.
           O cultivo de plantas aquáticas em aquários e tanques é recomendável, não só do ponto de vista estético ou ornamental, mas também por sua função biológica, mantendo o ambiente saudável. Atualmente, encontram-se no comércio  imitações feitas de plástico que, por não se estragarem, são bastante duráveis e desempenham perfeitamente a função decorativa, porém são inócuas no tocante à função biológica.
               De acordo com a sua posição em relação ao nível da água. as plantas aquáticas  podem ser divididas em três grupos: a) submersas;  b) flutuantes; c) emergentes.
                As plantas submersas são as mais importantes, por desprenderem oxigênio e manterem a taxa de OD ( oxigênio dissolvido ) em teores saudáveis ( acima de 4 mg/l ). Entre as plantas submersas mais utilizadas podem ser  citadas: cabomba, sagitária, rabo-de-raposa,  samambaia-d'água, etc.
                  Entre as plantas flutuantes, encontram-se: alface d'água, aguapé, salvínia, etc.
                  Entre as plantas emergentes as mais comuns são: flexa d'água, ninféia, vitória-régia, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário