sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CONHECENDO A ANTÁRTIDA


Geraldo Victorino de França (Voinho)

                A Antártida é um continente ainda pouco conhecido, localizado em torno do pólo  sul, grosseiramente delimitado pelo círculo polar Antártico e rodeado pelo
Oceano Glacial Antártico. A sua periferia é praticamente desconhecida, pois barreiras de gelo são muitas vezes confundidas com o próprio litoral. Calcula-se que a sua superfície seja intermediária entre a da Austrália e a da América do Sul, com cerca de 12 milhões de quilômetros quadrados.
                Na Antártida, o Sol jamais se levanta no meio do inverno e jamais se põe no meio do verão. É a  região mais fria do mundo, superando a do Ártico em cerca de 22 graus centígrados. Mesmo nos meses menos  frios ( dezembro e janeiro ), a temperatura média é inferior a O graus. Por isso, o gelo não se derrete, nem  mesmo no verão, formando uma enorme calota de gelo compacto, chamada " inlandsis ", que em certos trechos chega a ter 4.000 - 5.000 metros de espessura. Recobre todo o continente, com exceção de algumas montanhas, e avança pelo mar, constituindo as bordas  de barrancos com 20 a 50 metros de altura, de onde se destacam grandes blocos de gelo flutuantes (icebergs). Ventos fortes sopram a partir do centro dessa enorme  massa de gelo.
                  É o continente de maior altitude média,  aproximadamente 2.000 metros. Caracteriza-se por sua  pobreza biológica. A vegetação se limita a alguns musgos e líquens, em tufos dispersos, nos lugares favoráveis, geralmente na faixa litorânea. O interior do continente é inteiramente sem vida. A fauna consiste de alguns insetos e aves marinhas, principalmente o pinguim imperador. Já o mar possui abundância de plâncton  e de peixes, e de animais que deles se alimentam, como baleias e focas.
                 A Antártida não é habitada por humanos. apenas expedições científicas são feitas esporadicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário