quarta-feira, 8 de junho de 2016

CONHECENDO ARBUSTOS E ERVAS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

           Dá-se o nome de arbusto a toda planta lenhosa, perene, de porte não muito avantajado( não ultrapassando 4m de altura ) e ramificada desde a base, de modo que não se consegue distinguir um tronco principal. Quando é de pequeno porte, recebe o nome de subarbusto.
            Assim, enquanto a laranjeira é uma árvore, o limoeiro é um arbusto. O cafeeiro, a amoreira e o barbatimão são outros exemplos de arbustos.
             São denominadas de ervas as plantas em geral de pequeno porte, cujo caule contém muito pouco tecido lenhoso e cujas partes  aéreas vivem menos de um ano, podendo as partes subterrâneas serem perenes, brotando novamente na estação apropriada. Compreendem grande número de plantas cultivadas, como os cereais ( trigo, arroz, milho, etc. ), algodoeiro, cana-de-açúcar, plantas forrageiras ( alfafa, capins ), certas trepadeiras ( chuchuzeiro ), etc.
Também inclui muitas hortaliças ( alface, tomate, ervilha ) e certas plantas medicinais ( erva-de-santa-maria, salsaparrilha,etc. ).

             Quando crescem em lugares não desejados, como entre as plantas cultivadas,  são chamadas ervas más ou ervas daninhas, porque fazem concorrência em água e nutrientes  minerais do solo. Por isso são eliminadas periodicamente por meio de capinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário