segunda-feira, 26 de junho de 2017

CONHECENDO AS CULTURAS CUJOS PRODUTOS SÃO SUBTERRÂNEOS

Geraldo Victorino de França (Voinho)

             As principais culturas que formam produtos no interior do solo são as seguintes:
            1. Alho. Hortaliça cujos bulbos são largamente utilizados como condimento em culinária, e também por suas propriedades medicinais.
             2. Amendoim. Erva da família das leguminosas, cujos frutos são vagens que se desenvolvem no interior do solo e cujas sementes são torradas e usadas na alimentação humana.
             3. Araruta. Planta herbácea cujo rizoma, além de fornecer uma farinha de alto valor nutritivo, pode ser utilizado contra febres intermitentes, contra a dispepsia, sendo que o suco serve contra mordedura de cobra e picada de mosquito.
             4. Batata-doce. Planta rastejante que  produz tubérculos radiculares, ao contrário da batata-inglesa ou batatinha, que produz tubérculos caulinares.  É um alimento importante, rico em carboidratos, que serve também de alimento para animais
             5. Batata-inglesa ou batatinha. Planta cujos tubérculos caulinares fazem dela uma das mais importantes plantas cultivadas, constituindo uma das bases alimentares para centenas de milhões de pessoas que habitam as regiões frias e temperadas  do globo terrestre. Serve ainda de alimento para o gado e tem emprego industrial na fabricação de amido, de álcool e de bebidas
               6. Beterraba. Importante planta olerícola cuja parte comestível é a raiz tuberosa,de coloração vermelho-escura devido à presença do pigmento antocianina. Em países das regiões temperadas, é usada também para a fabricação de açúcar.
               7. Cará. Planta hortícola produtora de grande quantidade de tubérculos muito apreciados para  o preparo de sopas, bolos e pães.
               8. Cebola. Planta herbácea que produz um bulbo arredondado, largamente utilizado como  condimento em culinária.
              9. Cenoura. Hortaliça cuja raiz pivotante é comestível. É rica em cálcio e caroteno - precursor da  vitamina A, que lhe confere a cor alaranjada.
             10. Inhame. Hortaliça cujo rizoma tuberoso e farináceo é consumido depois de cozido; tem propriedades medicinais.
             11. Mandioca ou aipim. Planta arbustiva  com raiz tuberosa e ramificada, rica em amido, mas pobre em proteínas, gorduras e vitaminas. É utilizada na  alimentação humana e dos animais, e na fabricação de farinha. Existem duas variedades: a mandioca brava e a mandioca mansa, que diferem pelo teor de ácido cianídrico. A mandioca é consumida depois de cozida, ou na forma de farinha.
                 12. Mandioquinha- salsa. Hortaliça cujas raízes tuberosas possuem alto valor nutritivo ( ricas em niacina, em vitaminas e em fósforo ) e alta digestibilidade, que são largamente empregadas no preparo de sopas, guisados e purês.
                 13. Mangarito. Outra hortaliça cujos  rizomas são empregados no preparo de sopas, purês e bolinhos.
                 14. Nabo. Hortaliça com raiz tuberosa comestível, rica em sais minerais e vitaminas. É usada na alimentação humana e dos animais.

                  15. Rabanete. Hortaliça com raiz pivotante e grossa. A parte externa da raiz geralmente é vermelha, e o interior é branco. Consumida crua, é rica em cálcio e vitaminas, com sabor picante.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

CONHECENDO ALGUNS EPÍTETOS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

             Epíteto é a palavra ou frase que qualifica uma pessoa. Geralmente é atribuído a uma pessoa famosa ou personalidade da História. Exemplos;
              1. Alexandre, o Grande
              2. Átila, o Rei dos Hunos
              3. Cleópatra, a Rainha do Egito
              4. Ivan, o Terrível
              5. Jesus Nazareno, Rei dos Judeus
              6. José Bonifácio, o Patriarca da Independência
              7. Lampião, o Rei do Cangaço
              8. Leônidas, o Diamante Negro
              9. Oscar, o Mão Santa
             10. Pelé, o Rei do Futebol
             11. Plínio, o Moço
             12. Plínio, o Velho
              13. Princesa Isabel, a Redentora
             14. Roberto Dinamite
             15. Ronaldo, o Fenômeno
             16. Rui Barbosa, Águia de Haia
             17. Santos Dumont, o Pai da Aviação
             18. Sigmund Freud, o Pai da Psicanálise
             19. Sílvio Santos, o Homem do Baú

             20 Xuxa, a Rainha dos Baixinhos

quinta-feira, 8 de junho de 2017

CONHECENDO A LENDA DE DÉDALO E ÍCARO


Geraldo Victorino de França (Voinho) 

                 Dédalo e Ícaro são personagens da mitologia grega. Dédalo era um artesão ateniense muito hábil, responsável por várias obras nas áreas de arquitetura e escultura. Tinha um aprendiz chamado Talos, que se mostrou bastante hábil, inventando a serra a partir das mandíbulas de um crocodilo, despertando a ira e a inveja de Dédalo, que o arremessou de cima do telhado matando-o. O crime foi descoberto e Dédalo teve de fugir para a ilha de Creta, onde se apresentou ao rei  Minos como arquiteto e inventor.
                Foi o responsável pela construção do Labirinto, onde foi enclausurado o Minotauro. Mas Dédalo acabou aprisionado dentro dele, juntamente com seu filho Ícaro, por ter ensinado a Ariadne o segredo para escapar do labirinto ( utilizar um fio preso na entrada e que ia se desenrolando à medida que se avançasse para o interior do labirinto ). Ariadne ajudou Perseu  a sair do labirinto, depois de nele penetrar e matar o Minotauro.

                Dédalo fabricou então asas fixadas com cera e ele e seu filho puderam escapar do labirinto; mas Ícaro ignorou as advertências do seu pai e voou em direção ao Sol, que derreteu a cera das asas e o fez cair ao mar e morrer afogado.