quarta-feira, 24 de outubro de 2018

CONHECENDO OS CANHÕES

(foto Google)


Geraldo Victorino de França (Voinho)

                 A palavra canhão tem dois significados: a)  peça de artilharia; b) vale profundo e escarpado, também chamado " canyon " ou desfiladeiro.
                 Aqui, vamos tratar do segundo caso, ou seja, um acidente geográfico. É definido como um vale  muito profundo e encaixado entre rochas, com vertentes quase verticais, formando uma série de degraus ou  patamares. Geralmente se formam em rochas sedimentares, por efeito da erosão pelas águas turbulentas, à jusante de cachoeiras. O exemplo clássico é o do rio Colorado, no sudoeste dos Estados Unidos, chamado " Grand Canyon ". Apresenta dimensões espetaculares, com desníveis entre 1.000 e 1.600 metros, entre a superfície do planalto e o fundo da calha, expondo camadas de rochas de diferentes formações geológicas. É ponto de atração turística.
                No Brasil, temos dois bons exemplos:a) o canhão do rio São Francisco, à jusante da Cachoeira de Paulo Afonso; b) o canhão do rio Iguaçu, situado à  jusante das cataratas desse rio, conhecido como " Garganta do Diabo ".
                Também existem canhões submarinos, entalhados no talude continental, que constitui a borda exterior e íngreme da plataforma continental;

domingo, 7 de outubro de 2018

Lançamento do livro "Aprendendo com o Voinho" volume 5

No Recanto dos Livros, aconteceu a manhã de autógrafos do acadêmico Geraldo Victorino de França, com a presença de familiares e amigos.
Aos 93 anos, lança a quinta edição do livro de Verbetes variados "Aprendendo com o Voinho".
Publicado pela Audaxia editora e tendo como prefaciador Armando Alexandre dos Santos.

(fotos Nascimento e Ivana)