sexta-feira, 16 de novembro de 2018

CONHECENDO A HISTÓRIA DE CONFÚCIO



Geraldo Victorino de França (Voinho)

               Confúcio é um personagem da mitologia  chinesa, considerado o fundador do Confucionismo. Foi  um dos grandes mestres do Oriente, conhecido como Mestre Supremo. Seu nome é a latinização de três palavras chinesas: Kung Fu-Tzu ( mestre Kong ).
               Nasceu numa pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Esse estado é chamado " terra santa " pelos chineses. Seu pai, Shu-Liang Ho, magistrado e guerreiro de certa fama, tinha 70 anos quando casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de 15 anos chamada Yen Chang Tsai. Dos 11 filhos, Cofúcio era o mais novo. Seu pai morreu quando ele tinha 3 anos de idade, o que o obrigou a trabalhar desde muito jovem para ajudar no sustento da família.
                 Aos 15 anos, Confúcio resolveu dedicar-se à busca do aprendizado. Aos 19 anos casou-se  com uma jovem chamada Chi-Kuan, mas se divorciou alguns anos depois. Aos 22 anos começou a ensinar, segundo dizia, a maneira de viver com sabedoria e ser feliz.
                 Não criou nenhum sistema filosófico. O conceito fundamental da ética confuciana é " jen ", que se  tem traduzido por benevolência, humanidade, bondade, amor, etc. Por isso, seus ensinamentos parecem os de um chefe religioso.
                 Os discursos e ensinamentos de Confúcio foram compilados após sua morte e compõem o Analetos, um dos 11 textos clássicos do Confucionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário