sexta-feira, 30 de julho de 2010

Conhecendo os canídeos


CONHECENDO OS CANÍDEOS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os Canídeos constituem uma família de mamíferos carnívoros, que abrange as diversas raças de cão doméstico e várias espécies selvagens. Dentre estas últimas, as mais importantes são: a) lobo europeu; b) lobo americano; c) chacal asiático; d) raposa européia;e) dingo da Austrália.
No Brasil, as espécies selvagens mais conhecidas são o cachorro-do-mato, o guará ou lobo brasileiro e a raposa-do-campo.
O cão foi o primeiro animal a ser domesticado pelo homem, tornando-se seu companheiro e animal de estimação.
São animais de focinho alongado, ágeis e dotados de faro e audição excelentes.
Dada a diversidade de condições em que os cães são criados e utilizados, atualmente existe grande número de raças ( cerca de 200 ) que, de acordo com suas aptidões, podem ser divididos em vários grupos: a) cães de caça e tiro; b) cães de caça e presa; c) cães de guarda; d) cães de trabalho; e) cães terriers; f) cães de luxo; g) cães de companhia, etc.
As espécies selvagens geralmente vivem em pares em lugares descampados e caçam durante o dia.
Não se deve dar aos cães peixes com espinhos ou aves com ossos, que podem ferir
a garganta. É aconselhável fornecer-lhes ração apropriada.

Um comentário:

  1. Voinho:


    Amos os canídeos lá de casa: Nina e Mel. Se todos respeitassem os animais o mundo seria muito mais interessante. Bom saber um pouco das raças que nos cercam e seus nomes científicos. A Natureza que nos cerca é tão rica e interessante.... ainda bem que há os pesquisadores que vão esclarecendo os nomes científicos e suas origens. Abraços Carmen Pilotto

    ResponderExcluir