sábado, 31 de julho de 2010

Conhecendo os pássaros

CONHECENDO OS PÁSSAROS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Denominam-se pássaros as aves da ordem Passeriformes, geralmente de tamanho
pequeno e apresentando certas características tais como: a) bico sem ceroma na base; b) pés com três dedos dirigidos para diante e um para trás, este com unha mais forte; c) tarso sem penas, etc. É a ordem mais numerosa das aves, compreendendo cerca de 5,000 espécies, distribuidas em cerca de 30 famílias.
Os machos são, em geral, maiores que as fêmeas; e podem ser tão pequenos como o beija-flor, ou de porte avantajado o pássaro-lira. O bico tem forma e tamanho variáveis, desde o curto e grosso do curió e do bicudo, até o do arapaçu, que é fino, longo e curvo. É grande a diversidade de plumagem, tanto na forma e disposição das penas, como no colorido. Destacam-se: a cauda longa e bifurcada da tesourinha, o topete em forma de ventarola do leque e o colorido variegado da saíra.
Os ninhos são construídos no solo ou nas árvores, geralmente feitos com palha de capim, gravetos, etc.; mas há pássaros que fazem ninhos pendentes, como o japu, ou com terra úmida, como o joão-de-barro.
De acordo com a anatomia da garganta, há pássaros que gritam, como a araponga e o bem-te-vi; e há os que cantam, como o sabiá e o rouxinol. Por isso, freqüentemente os pássaros canoros são aprisionados em gaiolas, para deleite de seus donos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário