segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conhecendo as Plantas Trepadeiras

CONHECENDO AS PLANTAS TREPADEIRAS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Trepadeiras é a denominação dada às plantas com caule ascendente que crescem apoiando-se num suporte qualquer, inclusive em outras plantas. A maioria possui gavinhas, que geralmente são folhas modificadas que permitem a fixação ao suporte. Exemplos: ervilha, chuchu, videira. Outras possuem caule volúvel, isto é, que se enrola no suporte. Exemplos: feijoeiro, glicínia, cipós ou lianas. Algumas sobem com o auxílio de espinhos como a roseira e a primavera.
Muitas plantas de jardim são trepadeiras, tais como: alamanda, flor-da-paixão ( maracujá ), roseira, primavera, etc. O maracujá, além de lindas flores, produz frutos muito apreciados. Algumas trepadeiras são frutíferas, como a videira, além do maracujá. Outras crescem em estado selvagem, como as lianas ou cipós, muito comuns nas florestas tropicais. Algumas se tornam parasitas de outras plantas, como o cipó-
chumbo.
Certas espécies nem precisam de um suporte especial, sendo capazes de subir em paredes ou em rochas, como a hera, que se fixa por meio de pequenas raízes adventícias que nascem, de espaço em espaço, ao longo de seus caules.

Nenhum comentário:

Postar um comentário