terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conhecendo os Vulcões

CONHECENDO OS VULCÕES
Geraldo Victorino de França (Voinho)

O termo vulcão deriva do nome da ilha Vulcano, no mar Mediterrâneo. Pode-se definir vulcão como uma fissura na crosta terrestre, através da qual ocorrem erupções de matéria sólida, líquida ou gasosa, sob temperaturas elevadas.
A saída do material é feita por um conduto chamado chaminé, cuja parte superior tem, em geral, a forma de um funil, chamado cratera; e que geralmente se apresenta guarnecido por um cone vulcânico.
O material expelido pelos vulcões consta principalmente de gases, mas também
por grande quantidade de magma sob a forma de lava, bem como de material sólido. Este último é formado de cinzas, bombas vulcânicas ( porções de lava solidificada ) e fragmentos de rocha, arrancados da chaminé ou de outras partes do vulcão.
Cerca de 450 vulcões entraram em erupção nos últimos tempos, sendo considerados ativos ou latentes; enquanto os vulcões considerados extintos atingem vários milhares.
Há vulcões em constante erupção, como o Stromboli, na Itália; porém, na maioria dos casos, um período curto de atividade é seguido por um período longo de repouso.
De acordo com a natureza da erupção, os vulcões podem ser classificados em 3
tipos: a) explosivos;b) intermediários; c) quietos.
No tipo explosivo, o material expelido consiste principalmente de gases misturados com cinzas, geralmente sem lava. Como exemplos podem ser citados o Krakatoa, situado numa pequena ilha entre Sumatra e Java; e o Monte Pelée, situado na ilha Martinica, nas Antilhas.
Os vulcões das ilhas Hawaí, na Oceania, são do tipo quieto. Como exemplo de
vulcão intermediário pode ser citado o Stromboli, na Itália.
A maior parte dos vulcões ativos e latentes localizam-se num círculo que rodeia o oceano Pacífico, chamado de "cinturão do fogo" ; e também nas regiões mediterrâneas e transasiáticas, no sentido este-oeste.
Na cordilheira dos Andes, os vulcões mais conhecidos são o chimborazo e o Cotopaxi.
O vulcão mais famoso é o Vesúvio, situado perto da costa da Baía de Nápolis, na Itália. No ano 79 da nossa era, entrou em violenta erupção, que sepultou as cidades de Pompéia e Herculano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário