quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Conhecendo Borboletas e Mariposas


CONHECENDO BORBOLETAS E MARIPOSAS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Borboleta e mariposa são os nomes vulgares dos insetos da ordem Lepidópteros, uma das maiores da classe dos Insetos. O termo borboleta se aplica aos
lepidópteros diurnos; e mariposa, aos noturnos.
As larvas das borboletas não tecem casulos, ao passo que as larvas das mariposas tecem casulos nos quais passam o período ninfal. O bicho-da-seda, por exemplo, é a larva de uma mariposa.
Como regra geral, as borboletas possuem o corpo mais alongado e fino, do que as mariposas. Outra diferença é que o desenho da asa é mais vistoso e colorido e, quando pousam, mantêm as asas juntas, na vertical. Por sua vez, ao pousarem, as mariposas deixam as asas abertas, na horizontal.
As borboletas e mariposas passam por metamorfose completa: do ovo nasce a larva, que posteriormente se transforma em pupa ou crisálida; e esta, por sua vez, dá origem ao inseto adulto.
Seu aparelho bucal é do tipo sugador, alimentando-se de líquidos, como o néctar das flores, areia úmida e frutos fermentados. As larvas do bicho-da-seda se alimentam de folhas de amoreira. Outras lagartas se alimentam de folhas de diversas plantas, inclusive palmeiras.
Existem cerca de 100.000 espécies de borboletas e mariposas. As larvas ou lagartas causam grandes prejuízos às lavouras. Para compensar, os adultos se tornam úteis por favorecerem a polinização das flores, além do bicho-da-seda que fornece a seda natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário