quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Conhecendo a lenda de Apolo

CONHECENDO A LENDA DE APOLO
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Apolo é o deus mais belo e mais conhecido da mitologia grega, que conduzia o carro do Sol, adorado como rei da luz, quer fosse a do dia, quer a do entendimento. Era filho de Zeus e de Leto e irmão gêmeo de Ártemis.
Um dos primeiros serviços prestados por Apolo foi eliminar, com as setas forjadas por Vulcano, a enorme serpente Piton, que molestava as pessoas nas proximidades de Parnasso. É a vitória do bem sobre o mal, simbolizados em Apolo e na serpente.
Para comemorar sua vitória, instituiu os Jogos Píticos, nos quais os gregos competiam em corridas, lutas e outros torneios. Com a ajuda de sua irmã Ártemis, Apolo exterminou os filhos de Niobe, que se vangloriavam de serem superiores a Leto.
Por ter morto os Cíclopes, gigantes que tinham um só olho, Zeus castigou Apolo, expulsando-o temporariamente do Olimpo.
Lutou contra Hércules, embora não tenha havido vencedor, pois Zeus separou os combatentes com um raio. Predileto entre os deuses, teve de enfrentar a cólera de Zeus quando participou de uma conspiração junto a Hera e Poseidon, na tentativa de impedir Zeus de descer à Terra para cortejar as mulheres mortais. Apolo foi condenado a servir de pastor para Leomedonte durante um ano.
Era músico e tocava lira. A musa Calíope deu-lhe um filho, Orfeu, que de todos os músicos era o que tocava com mais doçura. Outro de seus filhos, Fáeton, conduziu uma vez o carro do Sol em lugar do pai, e o fez tão mal que secou partes da Terra e deixou outras regiões desoladas e frias.

2 comentários:

  1. Adorei conhecer a lenda de Apolo, não conhecia. Saudades. bjs amigo

    ResponderExcluir
  2. Mitologia grega é um assunto que me fascina desde adolescente.

    Gosto do uso que Nietzsche fez de Apolo e Dionísio para falar de sua filosofia.

    Abraços fraternos,

    ResponderExcluir