sábado, 18 de junho de 2011

Comportamento Animal

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo reage em resposta ao seu ambiente e aos membros da sua própria espécie e de outras espécies. O comportamento de um animal, assim como sua fisiologia ou morfologia, pode estar sujeito à influência da seleção natural e pode ser importante para a sua sobrevivência.
O comportamento pode ser: a) herdado; b) adquirido ou aprendido. Até mesmo organismos mais simples mostram padrões de comportamento herdados de seus progenitores, os quais são instintivos.
As atitudes e reações dos animais visam basicamente: a) facilitar a alimentação, como competição, predação, parasitismo, etc.; b) assegurar a sobrevivência, usando mimetismo, escondendo-se na toca, subindo em árvores, hibernando, etc.
As ações de muitos organismos são modificadas pela experiência, permitindo que o animal se adapte a um ambiente complexo e em mudança. Os filhotes de felinos, por exemplo, aprendem a caçar observando e copiando seus pais; enquanto muitos pássaros que comem insetos evitam comer aqueles não apetitosos, através de tentativa e erro.
Quando as condições climáticas do seu ambiente se tornam desfavoráveis, muitos animais fazem migrações ( como o caribu e o gnu ) ou hibernam ( como o ouriço e o urso ).
A ciência que estuda o comportamento animal chama-se Etologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário