segunda-feira, 20 de junho de 2011

CONHECENDO AS AVES MARINHAS

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Das aves adaptadas à vida na água, uma parte é constituída por aves que frequentam água doce ( rios e lagos ), chamadas " aves ribeirinhas ", como por exemplo: pato, ganso, cisne, garça, grou, etc. Outra parte se adaptou à água salgada ( mares e oceanos ), chamadas aves marinhas.
Em primeiro lugar, devem ser citados os pinguins, aves peculiares que não voam porque suas asas foram transformadas em nadadeiras, para a locomoção aquática. Vivem em colônias, na Antártida, e buscam alimento no mar. Outras aves marinhas vivem na região costeira e procuram alimento ( peixes, moluscos, etc. ) no mar, tais como: alcatraz, gaivota, albatroz, pelicano, mergulhão, etc.
Com exceção do pinguim, que faz ninho no gelo, todas as aves marinhas procriam em terra. A maioria delas bota apenas um ou dois ovos; quando botam dois, geralmente um não é fecundado. A incubação e os cuidados com os filhotes geralmente leva mais tempo para as aves marinhas do que para as aves terrestres.
Cumpre lembrar que, na costa do Peru, vive grande número de aves marinhas, devido à corrente de Humboldt, que vem do sul e é rica em peixes. Essas aves pescam peixe no mar e seus excrementos vão se acumulando em terra, formando o guano - um fertilizante orgânico que constitui um importante recurso natural daquele país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário