terça-feira, 21 de junho de 2011

CONHECENDO OS MAMÍFEROS

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Mamíferos é o nome que se dá a uma classe de animais vertebrados cujas fêmeas possuem glândulas mamárias e alimentam seus filhotes com leite. Possuem respiração pulmonar e sangue quente; na maioria, são quadrúpedes, terrestres, com o corpo coberto de pelos. Todavia, o homem e o canguru são bípedes, ao passo que os cetáceos ( baleia, boto, etc. ) são aquáticos, desprovidos de pelos, possuindo nadadeiras em vez de patas.
Há três subclasses de mamíferos: a) monotremos, que são ovíparos ( põem ovos ), exemplificados pelo ornitorrinco; b) marsupiais, portadores de bolsa ventral, onde abrigam seus filhotes, como o canguru e o coala; c) placentários, que são vivíparos, isto é, que dão à luz filhotes já desenvolvidos. Estes últimos constituem a maioria dos mamíferos.
Conhecem-se cerca de 4.250 espécies de mamíferos, que se distribuem na terra, na água e no ar. Aliás, o morcego é o único mamífero que realmente voa; outros se adaptaram para saltar ou planar, como o esquilo-voador.
Muitos mamíferos, como o tatu e a toupeira, são capazes de cavar a terra, construindo tocas e galerias; e outros são arborícolas ( vivem nas árvores ), como os macacos e a preguiça. Muitos possuem garras e são carnívoros, como os felinos - gato, onça. tigre, etc. Outros são herbívoros e ungulados ( patas com cascos ), como boi, cavalo, elefante, etc.
Quanto ao tamanho, é muito variável, desde o minúsculo musaranho com poucos centímetros, até a baleia-azul, que chega a atingir 33 metros de comprimento e pesar 120 toneladas.
Vários mamíferos são animais domésticos, que fornecem ao homem diversos produtos, como carne, leite, banha, lã e peles, bem como trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário