quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CONHECENDO AS INFLORESCÊNCIAS E INFRUTESCÊNCIAS

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de inflorescência ao conjunto de flores agrupadas; e de infrutescência aos frutos derivados das diversas flores de uma inflorescência.
A. Inflorescências. Quando o eixo floral só tem pedúnculos laterais, a inflorescência é chamada indefinida, visto que o eixo pode continuar crescendo durante toda a floração; é o caso mais geral.
Quando, ao contrário, o eixo floral termina por uma flor, a inflorescência é chamada definida, recebendo o nome de cimeira. Quando em vez de terminar por uma flor, cada pedúnculo se ramifica e se torna portador de várias flores, a inflorescência é chamada composta.
As inflorescências indefinidas mais comuns são: a) espiga, em que as flores são sésseis ( sem pedúnculo ) e inseridas ao longo de um eixo, muito próximas umas das outras, como no milho;b) cacho ou racemo, em que as flores, providas de pedúnculos, se inserem num eixo comum, a certas distâncias umas das outras, como na videira e a bananeira; c) capítulo, inflorescência constituída por grande número de flores sem pedúnculo, inseridas lado a lado em um grande receptáculo, como no girassol; d) panícula, quando corresponde a um cacho composto que, no conjunto, assume aspecto cônico ou piramidal com o ápice para cima, como na mangueira; e) umbela, tipo de inflorescência em que numerosas flores pedunculadas se inserem na mesma altura do eixo floral, característico das Umbelíferas ( cenoura ).
B. Infrutescências. Às vezes, toda uma inflorescência forma um fruto composto que é chamado infrutescência. São exemplos típicos: amora, abacaxi, figo, morango, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário