Geraldo Victorino de França (Voinho)
Chamam-se herbívoros os animais que se alimentam de vegetais, mais precisamente de material herbáceo, em contraposição aos carnívoros, cuja alimentação é constituída basicamente de carne. São considerados herbívoros típicos os mamíferos Ungulados, isto é, que têm os dedos das patas protegidos por cascos.
Os Ungulados compreendem duas grandes ordens: a) Perissodáctilos, que incluem os equinos, o tapir, o rinoceronte, etc.; b) Artiodáctilos, que compreendem duas subordens: b1) ruminantes - boi, camelo, girafa, cervo, antílope, etc.; b2) suinos - porco, javali, hipopótamo.
Como a celulose que reveste a parede das células dos tecidos vegetais é de difícil digestão, o intestino dos herbívoros geralmente é longo e segrega uma enzima que ataca a celulose; e abriga uma microfauna e uma microflora que favorecem a digestão. No caso dos ruminantes, eles regurgitam o alimento ingerido e voltam a mastigá-lo. Além disso, seu estômago é dividido em 4 compartimentos: a) rúmen ou pança; b) retículo; c) folhoso; d) coagulador.
Os herbívoros são também chamados consumidores primários, enquanto os carnívoros são consumidores secundários ou terciários.
São também herbívoros, embora incompletos, outros animais domésticos ou selvagens, como por exemplo o coelho e a lebre; e também diversas aves frugívoras ( que comem frutos ) e granívoras ( que comem grãos ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário