quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
CONHECENDO OS ANIMAIS HERBÍVOROS
Geraldo Victorino de França ( Voinho)
Dá-se o nome de herbívoros aos animais que se alimentam basicamente de vegetais, principalmente de ervas, folhas, raízes e frutos, em contraposição aos carnívoros, que se alimentam predominantemente de carne.
Além de material herbáceo, vários animais comem cascas de árvores, como o alce e o castor; ou então, frutos e sementes, como o sanhaço.
São herbívoros típicos os mamíferos Ungulados ( com cascos ) que se enquadram em duas grandes ordens:
a) Perissodáctilos, que incluem: cavalo, anta, elefante, rinoceronte, etc.
b) Artiodáctilos, com duas sub-ordens: b1) Suínos: porco, javali, hipopótamo, etc.; b2) Ruminantes: boi, carneiro, girafa, veado, etc.
Esses herbívoros cortam as ervas com os dentes incisivos, ou as arrancam e trituram com os molares, que se desgastam rapidamente. Seus intestinos, muito longos, segregam uma enzima capaz de atacar a celulose; e abrigam uma micro-fauna e microflora que favorecem a digestão. No caso dos ruminantes, o alimento ingerido volta à boca para uma segunda mastigação.
Os herbívoros assumem grande importância devido ao fato de incluírem muitos animais domésticos , que fornecem vários produtos úteis ao homem, tais como: carne, leite, banha, lã, couro, etc.
Além dos já citados, outros animais também se alimentam basicamente de vegetais. Assim, certos roedores (rato, coelho, paca, capivara, etc.) alimentam-se de raízes, tubérculos, folhas e grãos de cereais, podendo causar sérios danos. Muitas aves também se alimentam de frutos e sementes, podendo citar-se: pardal, tico-tico, sabiá, sanhaço, pombo, etc.
Entre os insetos, tanto na forma adulta como larval, é grande o número dos que se alimentam das partes verdes das plantas, espontâneas ou cultivadas, tais como: formigas, grilo, gafanhoto,diversas lagartas, etc, ou ainda, que destróem os grãos armazenados , como: caruncho, gorgulho, diversa brocas, etc. Por isso, esses insetos são considerados pragas da agricultura e combatidos com inseticidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário