domingo, 15 de janeiro de 2012

CONHECENDO OS ECOSSISTEMAS TERRESTRES - 1


Geraldo Victorino de França (Voinho)

Denomina-se ecossistema uma comunidade de organismos ( componente biótico ) que interagem tanto entre si como com o meio não-vivo ( componente abiótico ou físico ) em que vivem. Existe grande diversidade de ecossistemas que, basicamente, podem ser divididos em dois grupos: a) terrestres; b) aquáticos, sub-divididos em: b1) marinhos; b) de água doce.
Os ecossistemas terrestres caracterizam-se por combinações peculiares de clima, solo, flora e fauna. Os principais ecossistemas terrestres são: a) floresta tropical; b) floresta temperada; c) savana; d) estepe; e) deserto; f) taiga; g) tundra.
1. Floresta tropical. Ocorre em regiões de clima quente e úmido, como na Amazônia, na bacia do rio Congo ( na África ) e no sudeste da Ásia. Ocupa cerca de 20% da superfície terrestre e contém mais de 1,5 milhões de espécies vegetais e animais. A flora é muito rica em árvores de folhas perenes, formando dois ou três andares. Também são abundantes as lianas ou cipós e as plantas epífitas ( orquídeas, filodendros, etc.). São mais freqüentes os animais arborícolas, como macacos, preguiça, papagaio, etc. e mais raros os que se locomovem no solo, como anta, tatu, jibóia, etc.
2. Floresta temperada.Ocorre em regiões de clima com estação fria pronunciada, ocupando grande parte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Atualmente, encontra-se já bastante devastada, principalmente na Europa.
Nela predominam as árvores de folhas caducas, como o carvalho e a faia. Eram freqüentes os pequenos animais, como esquilo, castor, doninha, etc., bem como urso, lobo, veado, etc.
3. Savana .Ocorre em regiões úmidas com estação seca prolongada, como na África Central e no Brasil Central, onde é chamada de " cerrado ". Trata-se de campo com predominância de gramíneas, à quais se juntam algumas espécies arbóreas e arbustivas, como baobá e acácias na África e os chamados " paus tortos " no Brasil - barbatimão, pequi, pau-santo, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário