terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CONHECENDO OS ECOSSISTEMAS TERRESTRES - 2


Savana em Serengeti na África

Geraldo Victorino de França (Voinho)

3. Savana ( continuação )
A fauna da savana é rica em animais herbívoros, principalmente na África, onde se encontram: girafa, zebra, gnu, impala, etc., seguidos por seus predadores - leão, tigre, hiena, etc, Também são freqüentes as aves corredoras, como avestruz e ema.
4. Estepe. Nome dado a uma formação herbácea descontínua que ocorre em regiões cujo clima tem um período de seca prolongada, como no sul da Rússia. Inclui as pradarias da América do Norte e a caatinga do Nordeste do Brasil. Além das gramíneas, a sua flora inclui várias plantas xerófitas; e a fauna, animais como cão-da-estepe, hamster, bisão, antílope, cobras, lagartos, etc.
5.Deserto.Ecossistem que recobre cerca de um terço da superfície terrestre, destacando-se o deserto do Saara, no norte da África, o deserto de Gobi, na Ásia Central e o deserto do Colorado, na América do Norte. Devido à baixa precipitação, a vegetação é escassa, compreendendo essencialmente: a) plantas xerófitas, adaptadas à seca, como os cactos; b) plantas anuais chamadas efemerófitas, isto é, de ciclo muito curto, capazes de se desenvolver em poucas semanas, por ocasião das raras chuvas. Os animais do deserto são principalmente répteis (cobras e lagartos ), roedores de atividade noturna, feneco, chacal, camelo, dromedário, etc.
6. Taiga.é uma floresta de coníferas, localizada nas regiões mais frias da zona
temperada, como no norte da América, da Europa e da Ásia. As plantas são geralmente de folhas aciculadas ( estreitas ), como pinheiro, lariço, abeto, etc. É habitada por veado, alce, urso, lobo e diversas aves.
7. Tundra.Ecossistema típico da região polar norte, constituído por um tapete de musgos e liquens e alguns arbustos anões, como a bétula. No subsolo existe uma camada permanentemente congelada, chamada " perma-frost ". A fauna é pobre e adaptada ao frio: boi almiscarado, rena, urso polar, perdiz das neves, coruja das neves, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário