quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CURIOSIDADES DO UNIVERSO - 4



 Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) O maior telescópio do mundo é o do Monte Palomar, na Califórnia ( U.S.A. ), dotado de um espelho de 5 metros, montado em um tubo aberto com 16 metros de comprimento  e 125 toneladas de peso, assentado em uma base de 300 toneladas. O tubo é giratório.
       b) Os meteoritos ou aerólitos são  fragmentos sólidos provenientes do espaço exterior. Atraídos pela gravidade terrestre, penetram na atmosfera tornando-se incandescentes pelo atrito com o ar, sendo vulgarmente chamados " estrelas cadentes ". Os menores transformam-se em poeira, porém os maiores atingem a superfície terrestre, como o meteorito de  Bendengó, com cêrca de 5.300kg, que caiu na Bahia em 1.784 e se acha exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro.
      c) O planeta vizinho Marte, que alguns cientistas supõem abrigar alguma forma de vida, tem um diâmetro igual à metade do da Terra. Sua massa é um décimo, sua gravidade dois quintos e sua densidade três quartos das  do nosso planeta. Sua atmosfera contém pelo menos duas vezes mais dióxido de carbono, mas nenhum oxigênio livre foi detectado. Nuvens flutuam sobre a superfície e ventos varrem o solo árido. A temperatura varia de máximos de 70-80 graus centígrados até mínimos de 150 graus negativos. Certa quantidade de água se acumula como calotas de gelo em ambos os pólos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário