quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CONHECENDO AS PLANTAS QUE NÃO PRODUZEM FLORES

Geraldo Victorino de França (Voinho)

               

 As flores são os órgãos de reprodução das plantas superiores, chamadas Fanerógamas Poré, existem muitas plantas que não produzem flores, chamadas plantas inferiores ou Criptógamas. Podem ser unicelulares, de tamanho microscópico, como as bactérias e parte das algas e  dos fungos; ou pluricelulares, podendo atingir algumas dezenas de metros de comprimento, como as algas pardas.
               As Criptógamas incluem: a) Talófitas, plantas primitivas de organização simples, muitas vezes unicelulares, abrangendo: algas, bactérias, fungos e liquens; b) Briófitas,´plantas de pequeno porte e organização rudimentar, incluindo os musgos e as hepáticas. c) Pteridófitas, plantas pouco evoluídas, tais como: samambaia, avenca, cavalinha, licopódio, etc.
               A reprodução de parte das Talófitas se dá por divisão celular; os fungos, as Briófitas e as Pteridófitas se reproduzem por meio de esporos,elementos capazes de germinar e reproduzir o indivíduo que o formou.
               Os esporos não contêm embriões, o que os distinguem das sementes das Fanerógamas. Geralmente, os esporos são formados de uma única célula e produzidos em grande número, sendo transportados pela água, pelo vento ou pelos animais.

                As Ginospermas constituem um grupo de transição para as plantas floríferas, caracterizando-se por produzirem sementes, em vez de esporos. Elas se distinguem por produzirem seus óvulos e sementes na superfície de uma folha  modificada e por não produzirem pétalas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário