sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CONHECENDO O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO


Geraldo Victorino de França (Voinho)

              Desenvolvimento econômico é uma expressão usada em Economia para designar  o crescimento econômico de longa duração e mudanças estruturais de um país, resultantes  da transição de uma sociedade de base tradicionalmente agrária para uma organização industrial moderna. De forma mais abrangente, desenvolvimento inclui os meios de erradicação da pobreza, da elevação da renda e da melhoria das condições e vida da população.
               As diferentes estruturas econômicas levam a uma classificação geral dos países em dois grupos: a) países subdesenvolvidos ou em  desenvolvimento, cuja economia tem como base uma indústria primária, ou seja, a agricultura e a  extração mineral; b) países desenvolvidos, com uma industrialização avançada.
               O principal critério para essa classificação é a renda " per capita ", que se obtém dividindo a renda nacional pelo número de habitantes. Assim, países super-povoados, como a China e a Índia,  têm maior dificuldade para se desenvolverem.
               As principais características do desenvolvimento são: a) aumento da industrialização;  b) diminuição da pobreza; c) elevação das opor-
tunidades de emprego.
               Além da renda " per capita ", outros critérios, de natureza social, foram propostos: a)  esperança de vida; b) mortalidade infantil; c) número de leitos de hospital por habitante; d) porcentagem de alfabetização; e) escolaridade; f) taxa de desemprego, etc.
               Usando somente o critério econômico da renda " per capita ", países como a Venezuela e o Kwaite seriam classificados como desenvolvidos; porém, aplicando os critérios sociais,  constata-se que, realmente, esses países não são desenvolvidos.
              Dentre os países desenvolvidos, alguns são antigos, como a Alemanha, a Inglaterra e a França; outros são relativamente novos, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.
              Dentre os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, alguns são antigos, como Egito, Índia e China; outros são relativamente novos, como Brasil, México e Nigéria.

             Caso interessante é o do Japão, país que apesar de ocupar uma área reduzida, praticamente sem recursos naturais, tem uma economia  altamente desenvolvida, baseada na importação de matérias-primas e exportação de produtos industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário